6 Elementos cruciais para um efetivo marketing de conteúdo

6 Elementos cruciais para um efetivo marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo. Esse é um termo que tem ficado cada vez mais comum em nosso cotidiano, mas apesar de comum, você sabe o que é marketing de conteúdo e mais, sabe para que serve este tipo de estratégia?

Contar com o marketing de conteúdo é uma forma eficaz de estar na internet de forma efetiva, ou seja, de uma maneira que sua empresa consiga atingir o seu público e, ainda, mostrar o seu diferencial em meio a concorrência.

O que é marketing de conteúdo

Independetemente do seu nicho, seja uma empresa de toldos, piscinas ou instalação de motores elétricos, o marketing de conteúdo se faz necessário.

Agora, vamos te explicar de forma simples o que é marketing de conteúdo. Ele nada mais é do que um recurso do marketing digital que tem como função fazer com que o seu público-alvo fique engajado com a sua marca e, ainda, promove o crescimento do seu número de clientes e de possíveis clientes por meio da disponibilização de conteúdos que agreguem a vida dessas pessoas.

Por meio do marketing de conteúdo, será possível atrair pessoas mostrando que sua empresa traz benefícios para o cliente. Feito isso, será possível aumentar sua lucratividade.

Estratégia de Marketing de Conteúdo

Depois de entender o que é o marketing de conteúdo, vamos listar aqui as 6 principais estratégias que são usadas para cumprir a sua missão de forma efetiva.

1 – Planejamento

Essa é a primeira etapa de produção do marketing de conteúdo. Aqui, serão definidos os responsáveis por cada ação e quais metas elas serão atingidas com a iniciativa.

2 – Objetivo

O objetivo do marketing de conteúdo não é conquistar a venda em um primeiro momento, mas levar até o leitor do material uma informação relevante, ou seja, que leve para a pessoa um benefício que pode ser a resolução de um problema, levar algum ensinamento ou resolver algum questionamento.

3 – Elaboração da Persona

O marketing de conteúdo passa diretamente pela elaboração da persona, porque só quando se tem definido de forma clara quem é o seu cliente, o direcionamento dos conteúdos começa a fazer sentido.

4 – Criação de conteúdo

A criação de conteúdo pode ser feita de diferentes formas como a produção de vídeos, de posts em seu blog, de e-books, pelo e-mail e outros.

5 – Distribuição

Mas, de nada adianta criar, se o seu cliente não ver. Na etapa de distribuição, o material produzido precisa ser promovido nos espaços onde os seus clientes estão, que pode ser na lista de e-mail, nas redes sociais, entre outros.

6 – Mensurar resultados

Vencidas as etapas anteriores, é hora de mensurar os resultados, ou seja, verificar se tudo o que tem sido feito está de fato chegando a quem se destina e isso é realizado a partir das análises provenientes de SEO, tráfego, interações sociais e networking usando o Google Analytics.

Como funciona uma estratégia de marketing de conteúdo

A estratégia do marketing de conteúdo tem como foco fazer com que o cliente seja atraído de forma sutil, fazendo com que ele chegue quando precisar e a partir disso, você terá permissão para encaminhar a sua mensagem.

Essa estratégia funciona transformando a sua empresa em uma autoridade no assunto. É muito comum as pessoas recorrerem ao Google para encontrar as respostas para sua necessidade.

Quando isso acontece, o post da sua empresa aparece, possibilitando que o seu blog receba acessos e como consequência, novos negócios são realizados.

Por que devo investir em marketing de conteúdo?

Depois de entender o que é marketing digital e para o que serve marketing digital, agora é hora de entender porque o investimento em marketing digital é mais do que necessário.

Quem aposta no marketing digital conquista aumento de tráfego em sua página. Como isso acontece?

As pessoas recorrem ao Google para encontrar respostas para a sua necessidade, por isso é necessário que sua empresa produza conteúdo para que sua empresa fique na primeira página do buscador, o que possibilita que sua empresa seja mais vista e visitada.

Outro benefício é que sua marca será reconhecida e as pessoas vão conhecer o serviço prestado pela sua empresa. Isso acontece, porque o cliente está mais disposto a comprar de quem ele conhece. Quem visita o seu blog vai comprar da sua empresa, porque sempre que ele precisa, ele encontra as respostas no seu blog.

Além disso, o marketing de conteúdo ainda gera engajamento com a sua marca, porque quando se tem informação de qualidade, as interações aumentam. 

Agora que você já conhece todas as vantagens, fale conosco, temos uma equipe pronta para criar sites, hospedagem e posicionar sua empresa entre os primeiros do Google.