Cinco dicas para melhorar e investir na logística de sua empresa para o mercado digital

Cinco dicas para melhorar e investir na logística de sua empresa para o mercado digital

Cinco dicas para melhorar e investir na logística de sua empresa para o mercado digital

Uma loja virtual demanda de investimento na logística, pois ela é tão eficiente quando o marketing e vendas. Fazer a entrega de um produto dentro do prazo de entrega, com a devida embalagem, é essencial para que a satisfação e fidelização de seus clientes aconteça.

Os sistema de logística vão englobar o gerenciamento de estoque, o controle do fluxo, armazenamento e os serviços de entrega. Quando você trabalha de maneira ordenada, as chances de ocorrer algum erro são nulas.

Para que isso seja evitado, você precisa ter alguns cuidados na escolha do sistema de logística. Mas não se preocupe! Nesse texto, para auxiliar na criação da loja virtual, vamos te dar cinco dicas de como é possível melhorar e investir na logística de sua empresa. Boa leitura!

1. Sistema BackOffice eficiente

Esse sistema é responsável pela otimização dos processos manuais, a integração dos dados, gerenciamento dos recursos, ou seja, toda a parte da retaguarda de seu negócio. E é um dos pontos estratégicos para criar um sistema de logística eficiente.

2. Tenha cuidado em suas embalagens

Algumas pessoas que compram online e tem os seus produtos avariados, se sentem mais frustrados que o próprio atraso da entrega de seu pedido.

Para que você evite esse problema e toda a parte de insatisfação, é necessário tomar o máximo de cuidado com a proteção do produto antes de enviá-lo. Para assegurar a integridade de seu produto, faça o envio dos produtos em plásticos bolha, isopor, caixas lacradas, entre outros processos que vão lhe garantir isso.

3. Informe e cumpra os prazos!

Assim que o pedido for feito, o prazo de entrega estabelecido para a entrega do produto deve ter uma margem de segurança. Estabeleça dias a mais para evitar possíveis erros no processo, dessa maneira, você garante que o cliente saia satisfeito e que ainda receba o produto antes do prazo indicado.

Não é uma boa ideia fornecer prazos que você não conseguirá cumprir apenas para atrair mais clientes. Caso o seu concorrente tenha prazos melhores, otimize as operações de logística de sua empresa.

4. Acompanhamento da entrega

Se você já comprou algo pela internet e não obteve um código de rastreamento ou não conseguiu visualizar onde seu produto estava, certamente se sentiu inseguro e imaginou que o produto jamais seria entregue em sua casa.

E é exatamente assim que os seus cliente podem se sentir se o seu negócio não oferecer uma forma de rastreio dos produtos.

No mercado digital, conseguir acompanhar o seu pedido é muito importante e bastante valorizado pelos clientes. Ao disponibilizar o sistema de rastreamento, permitindo que os seus clientes acompanhem o processo de entrega de seu produto, gera tranquilidade neles e é essencial para que ocorram insatisfações caso a entrega atrase.

5. Escolha as transportadoras

É importante pesquisar muito antes de contratar a empresa que entregará seus produtos. Avalie os preços, pois este será o valor repassado para o cliente, e a credibilidade da empresa no mercado. Disponibilizar outras opções para o seu cliente, também pode ser visto com bons olhos por eles.

Por fim lembre-se que é importante definir um sistema de trocas e devoluções viáveis para o seu negócio e também para o cliente. Mantenha as regras bem estabelecidas sobre isso no próprio site, para que eles consigam fazer a pesquisa.

Unindo todos esses critérios e fatores importantes, a sua loja e negócio terão um retorno muito positivo em relação aos diversos públicos. Invista em tudo o que puder beneficiar clientes, a empresa, logística e todos os envolvidos nela!