Marketing digital, cada vez mais importante para o mercado imobiliário
Marketing digital, cada vez mais importante para o mercado imobiliário
A internet transformou a vida das pessoas e as relações de consumo. Assim como em outros setores do mercado, a área de imóveis apresenta um grau de competitividade cada vez mais acirrado.
Assim, as empresas e marcas que buscam se destacar estão se preocupando cada vez mais em falar a linguagem de seus clientes, utilizando-se do marketing digital para alavancar negócios.
Pensando nessa necessidade real de se usar as estratégias digitais como aliadas para corretores de imóveis e imobiliárias, separamos 9 dicas importantes para que você possa sair na frente da concorrência e estar por dentro das tendências do mercado imobiliário para a era digital. Acompanhe!
1. Ter um bom site na internet
É cada vez mais comum que um cliente siga um site ou redes sociais ao conhecer uma marca ou produto do seu interesse. Essa ação os ajuda a conhecer a identidade desta determinada marca, a saber mais informações sobre ela e a sentir confiança para a tomada de decisão por um contrato ou compra. Por essa razão, foque numa presença online consistente, em diferentes canais da internet, para que o seu público-alvo possa encontrar sua empresa de modo facilitado via internet.
Hoje em dia não basta apenas ter esse site no ar, é preciso que ele seja direcionado para a conversão. Ou seja: fazer o usuário do seu site cumprir uma determinada ação que tenha um valor mensurável para o seu empreendimento, manifestando desejo de fazer negócio e colocando seus dados para receber contato.
Não são poucos os profissionais do ramo imobiliário que ainda pecam ao ter páginas lotadas de informações sobre imóveis para vender ou dicas para quem deseja financiar imóveis em BH, por exemplo. No fim, acabam só confundindo ou tirando a atenção do usuário daquilo que realmente importa: o contato com a empresa. É preciso ter bastante cuidado na hora de produzir esse tipo de material, que deve conseguir, ao mesmo tempo, chamar a atenção do visitante para determinado imóvel e, também, ser objetivo.
2. Investir em campanhas locais e redes sociais
Se você só publica imagens dos imóveis ou de promoções no Facebook, talvez esteja perdendo tempo e dinheiro se suas campanhas não são direcionadas geolocalmente. Segmentar seus anúncios ajudará a direcionar sua mensagem a milhares de pessoas que sequer seguem seu perfil, mas que estão procurando por algum imóvel na sua região especificamente. Invista nelas!
Só no Brasil, há pelo menos 45 milhões de usuários ativos no Instagram. Diante desse número, fica até difícil pensar em um lugar melhor para você publicar as fotos dos seus imóveis e investir em marketing mobile do que essa rede social. Vale a pena pensar em adequar suas campanhas utilizando-se dela! Afinal, indiferentemente de um negócio é possível ganhar dinheiro com a gestão de redes sociais.
3. Usar e-mails marketing
Uma coisa é fato: ainda vale à pena investir em e-mail marketing. Pelo menos 23% do total de vendas realizadas pela web são convertidas em bons negócios graças a campanhas de e-mail marketing.
Então, mantenha-se sempre ativo nesse canal de comunicação, enviando com alguma frequência algum tipo de informação aos clientes. Tenha conhecimento do seu público: se é um perfil que busca por terrenos ou casas em Belo Horizonte, dispare a ele esse tipo de campanha, e não de apartamentos pequenos, por exemplo. Quanto mais assertivo você for, mais chances de bons resultados sua campanha terá!
4. Investir em imagens e vídeos de qualidade
Imagens e vídeos de boa qualidade são uma tendência no marketing imobiliário, porque esses formatos têm um grande poder de engajamento e podem contribuir para a concretização de uma venda.
Um anúncio imobiliário de sucesso na internet pode atingir o cliente em cheio, impactando de forma positiva desde sua primeira pesquisa, passando por sua manifestação de interesse pelo imóvel, pelo agendamento de uma visita ao local e, enfim, podendo culminar no fechamento de um negócio. Portanto, capriche!
5. Apostar na realidade virtual
Não é um recurso caro e é uma tendência entre as imobiliárias! A realidade aumentada é uma tendência muito utilizada para substituir as visitas presenciais em stands de vendas. Ou seja, o seu tempo e o tempo do seu cliente são poupados pela tecnologia que permite que você apresente dezenas de terrenos, casas, apartamentos dentre outros, de maneira imersiva, num ambiente virtual.
6. Ter um site responsivo
Fique de olho na responsividade de seu site, tendo um layout que se adapte a diversos dispositivos (computador, smartphone, dentre outros). Então além de ter um site voltado para a conversão (como falamos no primeiro tópico deste post), o site da sua imobiliária precisa se ajustar aos smartphones, tablets e outros aparelhos que possam ser eventualmente usados pelos seus clientes.
Pela facilidade de acesso, a grande maioria das pessoas acaba utilizando a internet pelo celular. Por esse motivo, esteja antenado a oferecer uma boa navegação nesses dispositivos, de modo a trazer boas oportunidades para sua imobiliária.
7. Utilize mensagens via celular
Antes de fazer uma ligação indesejada por seu cliente, procure enviar uma mensagem simpática e criativa pelo WhatsApp. Esse tipo de contato é bem menos invasivo e permitirá que o seu público responda assim que tiver disponibilidade, sem ser interrompido em seu horário de trabalho ou atividades pessoais. Obviamente, peça autorização para enviar conteúdos no celular do seu cliente. Em caso de pedido para descadastro, faça isso imediatamente!
8. Tenha um bom atendimento de chat
Tenha um profissional capacitado para responder as perguntas que o cliente faz pelo chat de seu site. Esse é um diferencial que pode se tornar um grande trunfo na hora de oferecer um atendimento inicial qualificado e personalizado aos clientes que realizam qualquer tipo de consulta e podem se fidelizar por serem bem atendidos.
9. Invista em SEO e em ações de assessoria e de segurança
Existem várias formas de divulgar a sua empresa e, também de inovar para se relacionar com os seus possíveis clientes. Por isso, investir na otimização para buscadores (SEO) e também em alguma ação de marketing de conteúdo o ajudará, dentre outros benefícios, a obter sucesso!
Para aferi-los, tenha sempre os números por perto para saber quantas pessoas têm acessado suas campanhas. Veja quantas delas interagem com imagens, promoções, e a quantidade de retorno recebido – além de observar por quanto tempo os usuários ficam on-line em suas páginas. Esses dados são importantes para mensurar seus resultados e entender como lidar com o seu público-alvo.
Vale a pena investir numa assessoria de comunicação para fazer a gestão de suas redes sociais e website, uma vez que o retorno é alto em vista do investimento. Além do mais, invista em critérios de segurança online, de modo que os dados de seus clientes não sejam roubados por pessoas mal intencionadas.
Gostou das nossas dicas de marketing imobiliário, para que você possa alavancar mais e mais suas vendas e negociações? Então aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais para inspirar seus amigos e parceiros de negócios!
Conteúdo produzido em parceria com criação de sites sp.