8 dicas de inovação no desenvolvimento profissional para Startups 

8 dicas de inovação no desenvolvimento profissional para Startups 

Investir na inovação e desenvolvimento para sua startup é essencial para a sobrevivência, para a obtenção de sucesso e para o crescimento da marca.

E não é para menos, as startups são por natureza empreendimentos voltados para a criação de soluções inovadoras para o mercado.

Assim, além de solucionar alguns dos maiores problemas dos consumidores ou de outras empresas por meio do desenvolvimento de técnicas criativas, esse tipo de empreendimento o faz baseando-se sempre no modelo de negócio digital e no abundante uso da tecnologia.

Por isso, a gestão de startups e empreendedorismo digital precisa ser construída com base em estratégias de inovação e aperfeiçoamento, fazendo com que esse negócio de alto risco possa continuar crescendo na velocidade almejada e gerando resultados satisfatórios.

Importância de uma boa gestão nas Startups

A gestão empresarial é sempre um dos fatores de maior importância para o sucesso de qualquer empresa. Afinal de contas, é devido à aplicação dos conceitos aprendidos no curso gestão de startups que será possível:

  • Criar planos de vendas;
  • Balancear os lucros;
  • Organizar as tarefas operacionais;
  • Manter os funcionários motivados;
  • Manter o negócio em um funcionamento harmônico, entre outros.

No entanto, ainda que estes sejam conceitos bastante comuns entre todos os negócios, a gestão das startups é bastante diferente dos modelos mais tradicionais.

Isso se dá justamente em decorrência da natureza disruptiva e inovadora que baseiam essas empresas.

Assim, enquanto a maioria das empresas procura se estabilizar no mercado e gerar lucros estáveis, as startups (desde a sua gestão de marketing e branding até a administração financeira) estão voltadas ao crescimento acelerado, desenvolvimento de ideias e adoção de estratégias inovadoras.

Considerando que este tipo de negócio se baseia em um ambiente mercadológico de alto risco e funciona com base em investimentos externos contínuos, uma boa gestão é fundamental para viabilizar o pleno funcionamento dos processos produtivos.

Maiores desafios no processo de crescimento de uma startup

Por se tratar de um negócio fundamentado em um cenário de incertezas, que requer inovação constante e que precisa ser escalável em uma velocidade bastante grande, ainda que este possa ser um investimento rentável e vantajoso, ele é também repleto de desafios.

Entre as maiores dificuldades enfrentadas pelas startups, além da grande competitividade do mercado, estão a: escalabilidade do negócio, a contratação de funcionários capacitados e que sejam tão apaixonados pelo projeto quanto os empreendedores.

Também é considerado um desafio: desenvolver um produto completamente inédito, funcional e viável.

Além de tudo isso, as startups também precisam atentar-se ao controle das finanças, da administração do capital de giro e de todo o planejamento financeiro.

Afinal, mesmo com uma grande ideia, sem os recursos necessários ou sem o investimento adequado, o estabelecimento e o crescimento da marca no mercado se tornam bastante improváveis.

Por isso, o investimento em um bom curso de gestão financeira grade curricular é extremamente importante durante toda a criação e desenvolvimento de uma startup. No entanto, o foco em uma administração empresarial inovadora também se faz primordial.

Formas de inovar na gestão e alavancar os negócios da startup

Devido às condições especiais que moldam o modelo de negócio das startups, a gestão deste tipo de empreendimento precisa ser igualmente diferenciada, distanciando-se das estratégias mais convencionais de administração de empresas.

Até porque, quando falamos de companhias disruptivas, investir em um crescimento gradual e lento não é uma opção.

Assim, enquanto as empresas convencionais passam por um processo de planejamento estratégico longo, as startups necessitam lançar produtos rapidamente e aperfeiçoar suas versões simultaneamente.

Desta forma, a gestão precisa tomar decisões rápidas, criando um ambiente de trabalho criativo e que possibilite essa agilidade dos processos. Por isso, se você deseja inovar no gerenciamento da sua startup, atente-se às seguintes dicas:

  1. Teste de hipóteses

Enquanto a faculdade de gestão de recursos humanos ead ensina bastante sobre a importância da construção de planos de negócios complexos e abrangentes para o sucesso das instituições comerciais mais tradicionais.

Por outro lado, a gestão das startups precisa desenvolver os produtos por meio da elaboração de hipóteses e comprovando sua viabilidade na prática.

Ou seja, o valor e viabilidade dos produtos criados são determinados a partir dos feedbacks recebidos continuamente conforme os clientes experimentam o serviço disponibilizado.

  1. Aposte em metodologias que promovam agilidade

Em se tratando do mercado tecnológico e da criação de produtos inéditos, a agilidade é um termo que deve ser o maior alicerce da gestão de startups.

Isso pode ser uma tarefa bastante fácil logo no início da marca, mas que conforme a empresa cresce se torna um desafio.

Por isso, é essencial investir em estratégias que promovam a agilidade nos processos, como é o caso das metodologias:

  • Scrum – onde as equipes trabalham juntas para solucionar os problemas;
  • DSDM – onde há um envolvimento constante dos usuários no projeto;
  • Crystal – metodologia que se baseia na gestão de pessoas;
  • Adaptive Software Development;
  • Pragmatic Programming, entre outros.

Aqui, a principal intenção é reduzir as burocracias enquanto se promove a agilização dos processos produtivos e com orçamentos mais enxutos.

  1. Separe as equipes em times

Geralmente as gestões de startups tendem a trabalhar muito com o modelo de squads, como forma de organizar os processos e de promover a escalabilidade do negócio.

Esse modelo diz respeito à construção de núcleos constituídos por profissionais de diferentes segmentos.

Cada um desses grupos – ou squads – possuem uma missão. Assim, ao reunir especialistas de diferentes formações no solucionamento de um problema, a análise dessas circunstâncias se torna mais profunda, rápida e a resolução mais efetiva.

Esse é um método de gerência que se adapta muito bem às necessidades dos modelos de negócio que são mais dinâmicos e que exigem mais agilidade.

  1. Construa uma cultura organizacional integrada

Quanto maior forem os squads, menos integrados eles se tornam. E como consequência, as equipes podem começar a cometer falhas com maior frequência, desenvolver ruídos na comunicação e ter ainda mais dificuldades de solucionar problemas.

Por isso, quando falamos sobre a necessidade da promoção de mais agilidade nos processos, a integração se faz primordial no dia a dia das empresas.

Desta forma, os diferentes squads poderiam trabalhar em seus respectivos projetos, sem comprometer a agilidade ou a objetividade da função.

  1. Faça uma comunicação transparente

Na mesma linha da gestão integrada, a construção de um processo comunicativo mais transparente também é essencial para garantir que os funcionários tenham plena ciência do que está acontecendo em todas as etapas dos processos e do que está sendo desenvolvido em cada uma das equipes.

Essa é uma ação bastante utilizada – e essencial – na gestão de saúde e administração hospitalar, mas que também é extremamente explorada durante a administração das startups do mundo inteiro.

Afinal, essa estratégia auxilia no alinhamento das expectativas, dos comportamentos e dos objetivos individuais dos funcionários com os da empresa.

Assim, é possível aumentar a produtividade, melhorar os resultados obtidos e gerar um aprimoramento na experiência do colaborador.

  1. Desenvolva uma política interna baseada nos feedbacks

A construção de uma cultura organizacional baseada na horizontalidade dos processos internos é uma das principais características de uma boa gestão de startup.

Isso porque, desta forma é possível incentivar o compartilhamento de ideias, o engajamento no solucionamento de problemas e na construção de uma rotina mais inovadora e criativa para toda a empresa.

Neste cenário, o estímulo à distribuição e recebimento de feedbacks – independente no cargo em que se ocupa – contínuos, permite um aperfeiçoamento regular do desempenho individual dos trabalhadores, das equipes, dos projetos e da instituição como um todo.

  1. Aposte em tecnologia

Como foi possível perceber, a velocidade e a criatividade são os fatores que movem todos os processos dentro de uma startup. Neste contexto, a utilização das ferramentas tecnológicas se faz essencial para a construção de uma gestão qualificada.

Afinal, com o auxílio desses dispositivos é possível desfrutar o potencial máximo das equipes, automatizando tarefas, eliminando o retrabalho, reduzindo as burocracias, aumentando a precisão de resultados e otimizando o tempo de todos os colaboradores.

Através do armazenamento em nuvem, do machine learning, da inteligência artificial ou do investimento em softwares de gestão financeira ead preço, é possível obter mais sucesso no desenvolvimento das estratégias de marketing, vendas, no atendimento e nos investimentos, promovendo rapidez e assertividade em toda a produção.

  1. Dedique-se nas contratações

Assim como uma empresa não é feita somente pelos empresários, uma startup não pode crescer apenas com os conhecimentos obtidos pelos idealizadores do projeto.

Assim, é preciso focar na contratação de profissionais experientes e qualificados em diferentes ramos de atuação.

No entanto, para que esse investimento seja produtivo durante todos os estágios de desenvolvimento da empresa é necessário que os gestores garantam a contratação de pessoas que estejam alinhadas com os valores da startup e com os objetivos da marca.

Por isso, o investimento em cursos de gestão de pessoas e liderança ead e na utilização de tecnologias que viabilizem a definição do perfil ideal dos candidatos que devem ser recrutados é uma boa maneira de evitar processos seletivos longos e caros.