A importância da comunicação interna
A comunicação interna faz parte das atividades de Relações Públicas. Ao contrário de outras formas de RP, a comunicação interna deve cumprir suas funções dentro da organização, não fora dela.
É de fato mais importante em empresas que empregam centenas ou mesmo milhares de funcionários. No entanto, mesmo em pequenas empresas, ela é essencial.
No passado, acreditava-se que a comunicação interna organizada era necessária em empresas que empregavam pelo menos 300 funcionários.
A razão para isso foi o fato de que em grupos menores há uma troca direta e espontânea de informações entre os funcionários. Infelizmente, este é um sistema falho, amplamente baseado em rumores e muito difícil de controlar e verificar.
Atualmente, assume-se que a comunicação interna organizada deve ocorrer em todas as empresas, independentemente do número de funcionários que emprega. A comunicação interna consiste principalmente no envolvimento do colaborador nas tarefas desempenhadas.
Missão de comunicação interna
O principal objetivo de uma comunicação interna eficaz na empresa é informar os funcionários sobre a atividade atual e as etapas planejadas. Está relacionado à crença de que somente um funcionário comprometido e informado pode sentir um vínculo real com a empresa.
Nessa situação, será a melhor vitrine da empresa, apresentando boas opiniões sobre suas atividades e tratamento que recebe como funcionário. Informado de forma confiável sobre as mudanças planejadas, ele se expressará melhor sobre a empresa, também após uma possível saída.
Além disso, manter os funcionários motivados e treinados é essencial, e isso pode ser feito através de palestras, cafés da manhã motivacionais, um Curso de ESG, entre outros.
Graças ao fluxo eficiente de informações, os colaboradores têm uma boa compreensão das regras de funcionamento da empresa, suas prioridades e obrigações a serem implementadas no futuro.
Com uma comunicação interna bem desenvolvida, os colaboradores estão preparados para possíveis mudanças, e graças ao diálogo entre empregador e colaboradores, o clima na empresa é muito melhor, e a sensação de estar perdido e frustrado é eliminada. Os funcionários que sabem o que está acontecendo na empresa se sentem respeitados e levados a sério.
O comprometimento da equipe e a crença no sucesso conjunto são extremamente importantes na comunicação.
Quando uma empresa tem uma equipe criteriosamente selecionada e eficaz, graças à comunicação adequada, o papel de um líder pode se limitar a delegar responsabilidades, motivar e medir os efeitos. Funcionários bem informados, que conhecem suas metas e objetivos e, além disso, estão comprometidos com seu trabalho, não precisam de controle constante.
Eles realizarão as tarefas da maneira mais eficiente possível porque trabalham por uma causa comum.
Como reconhecer a comunicação interna ruim?
A falta de comunicação interna eficaz pode levar à ocorrência de vários sintomas, dependendo da gravidade do problema. No entanto, existem vários determinantes comuns de comunicação inadequada. Na maioria das empresas, podemos distinguir dois tipos de fluxo de informação: formal e informal.
A primeira consiste em fornecer informações principalmente por e-mail ou telefone. Geralmente é feito verticalmente de cima para baixo e de baixo para cima.
Por outro lado, a comunicação informal desenvolve-se horizontalmente, entre colaboradores do mesmo nível. É importante que esses dois círculos de informação se complementem.
Quando há discrepância entre comunicação formal e informal, surgem incertezas, caos e informações contraditórias, o que afeta negativamente o trabalho da equipe e sua atitude.
Quando os rumores se tornam a principal fonte de informação de uma empresa, eles levam diretamente ao próximo sintoma de desconfiança. Os funcionários não sabem se as informações que recebem são confiáveis. Isso introduz um clima de falta de relações positivas e a comunicação oficial torna-se completamente ineficaz.
Outra consequência da comunicação interna inadequada é a falta de motivação e redução da produtividade dos colaboradores. Uma pessoa que se sentirá negligenciada por muito tempo e sentirá falta de um objetivo comum pode deixar de ser leal. Um sentimento de exclusão também está associado a uma queda na motivação.
O que fazer para melhorar a comunicação interna?
Uma estratégia de comunicação bem sucedida da empresa evita mal entendidos desagradáveis e desperta maior motivação e vontade de trabalhar entre os funcionários.
O principal aliado da comunicação adequada será a abertura ao diálogo, evitando fofocas, além de estar sempre informando sobre mudanças e problemas importantes.
É extremamente importante resolver situações de conflito, tentar negociar, ouvir reclamações e conclusões.