O que é marketing de emojis?
Um emoji é um pictograma semelhante a um emoticon originário do Japão que se destina a refletir o estado emocional, representar objetos, lugares, animais, alimentos ou outros, e é usado em mensagens eletrônicas.
Aposto que você já os viu muitas vezes antes. No WhatsApp, Instagram, Twitter, Facebook ou em qualquer outro lugar. A seleção de emojis está sendo constantemente expandida e renovada. Todos os anos são criados muitos novos.
O marketing de emojis refere-se a uma estratégia de marketing e comunicação em que esses pequenos pictogramas são integrados às atividades publicitárias da empresa. Eles são usados principalmente em mídias sociais, portanto, essa estratégia é implementada principalmente nesses canais.
Por que usar emojis?
Os elementos de visualização são muito importantes no seu conteúdo de marketing. As pessoas processam 90% das informações visualmente. Isso significa que nosso cérebro processa as informações fornecidas dessa maneira com mais eficiência e rapidez. Consequentemente, o conteúdo visual é apreciado pelos profissionais de marketing – então por que não usá-lo como um emoji?
Estes, ao contrário de outros materiais visuais, são fáceis de usar e acessíveis a todos. Não há barreiras linguísticas aqui – eles são “sua própria língua” que pode ser entendida em todo o mundo.
Além disso, os usuários sempre preferem conteúdo mais curto e simples – e é para isso que os emojis são perfeitos. Aparentemente, as pessoas na era digital já têm menos atenção do que os peixinhos dourados. Mas isso é o suficiente.
Além disso, os emojis são sempre atraentes e reconhecíveis – especialmente se você os incorporar às suas estratégias de marketing de maneira criativa.
Como os emojis são usados diariamente pela maioria dos clientes (ao contrário da crença popular, não apenas millennials ou geração Z , mas todas as faixas etárias), pode-se supor que eles também os entendam. Mais precisamente, 92%. dos usuários usam esses pictogramas e a maioria os usa em sua comunicação regular.
Além disso, os usuários se sentem ainda mais engajados quando usam emojis – especialmente em um nível emocional. Eles transmitem emoções com muito mais clareza, rapidez e clareza do que os textos, e os usuários imediatamente se sentem mais como o autor.
Isso significa melhorar o engajamento, entre outras coisas. Por exemplo, as postagens de emoticons no Twitter são 25,4%. maior taxa de engajamento e no Instagram sobe para 47,7%. Assim vemos uma facilidade na estratégia de seguidores up de quem se comunica com emojis.
A tendência do marketing emoji está se tornando cada vez mais popular e muitas empresas estão aumentando seu uso. Então, por que você deveria perdê-lo?
Como usar emoji no marketing?
Antes de decidir incluir emojis em suas estratégias, você deve considerar cuidadosamente se esse conceito se adequa ao seu negócio e público-alvo.
Por exemplo, os anúncios emoji são bem recebidos pelo público jovem. No entanto, isso não significa que você só pode usá-los se vender produtos para adolescentes, ou que eles atraem apenas os mais jovens.
Os emojis geralmente funcionam bem em plataformas de mídia social, mas também em e-mails, notificações push ou até mesmo em publicidade impressa. Se você ainda não tiver certeza, por que não testá-lo em uma escala menor e analisar as estratégias de seus concorrentes? Atreva-se a ser criativo também!
Antes disso, no entanto, certifique-se de que os emojis sejam exibidos corretamente nos dispositivos móveis e nas plataformas selecionadas. Se você quiser usá-los, por exemplo, em boletins informativos de marketing por e-mail, observe que alguns provedores podem não suportá-los.
Automação de e-mail
Embora muitos acreditem que os emojis estão fora de lugar na publicidade ou em textos um pouco mais formais, esse não precisa ser o caso. Pesquisas mostram que o uso de emojis tem pouco efeito na credibilidade e, mesmo em emails comerciais, pode desencadear uma resposta mais positiva do destinatário. No entanto, para clientes ou tópicos sérios, é claro que você deve ter cuidado.
Além disso, certifique-se de pensar cuidadosamente sobre a escolha do seu emoji. Há alguns que podem ser entendidos de forma ambígua ou ter diferentes conotações em diferentes círculos. Seu uso incorreto pode levar a mal-entendidos na mensagem publicitária.
A seleção de emojis está sendo constantemente expandida e atualizada, então você deve encontrar algo adequado para qualquer tipo de negócio. E se você não conseguir encontrar uma imagem que se traduza em sua mensagem, basta combinar várias!
Erros no marketing de emojis
O marketing de emojis pode trazer muitos benefícios – mas apenas se você fizer isso corretamente. Portanto, preste atenção aos seguintes aspectos do seu anúncio para que sua estratégia de anúncios funcione corretamente:
-os emojis devem fazer sentido e corresponder à mensagem do anúncio/empresa,
-emojis devem ser relevantes e compreensíveis para o grupo-alvo,
-emojis são impróprios para assuntos muito sérios,
-emojis não devem ser forçados – eles devem ser uma extensão da expressão normal,
-não use muitos emojis de uma só vez (geralmente não mais que quatro),
-aprenda sobre os diferentes significados dos emojis – alguns deles associam a algo diferente do que representam.
Uma coisa é certa: não exagere e não force!
Só porque o marketing de emoji está em alta agora e levou outras empresas ao sucesso, não significa que a regra deva se aplicar ao seu negócio. Use com cuidado!