O que é marketing de emojis?

O que é marketing de emojis?

Um emoji é um pictograma semelhante a um emoticon originário do Japão que se destina a refletir o estado emocional, representar objetos, lugares, animais, alimentos ou outros, e é usado em mensagens eletrônicas.

Aposto que você já os viu muitas vezes antes. No WhatsApp, Instagram, Twitter, Facebook ou em qualquer outro lugar. A seleção de emojis está sendo constantemente expandida e renovada. Todos os anos são criados muitos novos.

O marketing de emojis refere-se a uma estratégia de marketing e comunicação em que esses pequenos pictogramas são integrados às atividades publicitárias da empresa. Eles são usados ​​principalmente em mídias sociais, portanto, essa estratégia é implementada principalmente nesses canais.

Por que usar emojis?

Os elementos de visualização são muito importantes no seu conteúdo de marketing. As pessoas processam 90% das informações visualmente. Isso significa que nosso cérebro processa as informações fornecidas dessa maneira com mais eficiência e rapidez. Consequentemente, o conteúdo visual é apreciado pelos profissionais de marketing – então por que não usá-lo como um emoji?

Estes, ao contrário de outros materiais visuais, são fáceis de usar e acessíveis a todos. Não há barreiras linguísticas aqui – eles são “sua própria língua” que pode ser entendida em todo o mundo.

Além disso, os usuários sempre preferem conteúdo mais curto e simples – e é para isso que os emojis são perfeitos. Aparentemente, as pessoas na era digital já têm menos atenção do que os peixinhos dourados. Mas isso é o suficiente.

Além disso, os emojis são sempre atraentes e reconhecíveis – especialmente se você os incorporar às suas estratégias de marketing de maneira criativa.

Como os emojis são usados ​​diariamente pela maioria dos clientes (ao contrário da crença popular, não apenas millennials ou geração Z , mas todas as faixas etárias), pode-se supor que eles também os entendam. Mais precisamente, 92%. dos usuários usam esses pictogramas e a maioria os usa em sua comunicação regular.

Além disso, os usuários se sentem ainda mais engajados quando usam emojis – especialmente em um nível emocional. Eles transmitem emoções com muito mais clareza, rapidez e clareza do que os textos, e os usuários imediatamente se sentem mais como o autor.

Isso significa melhorar o engajamento, entre outras coisas. Por exemplo, as postagens de emoticons no Twitter são 25,4%. maior taxa de engajamento e no Instagram sobe para 47,7%. Assim vemos uma facilidade na estratégia de seguidores up de quem se comunica com emojis.

A tendência do marketing emoji está se tornando cada vez mais popular e muitas empresas estão aumentando seu uso. Então, por que você deveria perdê-lo?

Como usar emoji no marketing?

Antes de decidir incluir emojis em suas estratégias, você deve considerar cuidadosamente se esse conceito se adequa ao seu negócio e público-alvo.

Por exemplo, os anúncios emoji são bem recebidos pelo público jovem. No entanto, isso não significa que você só pode usá-los se vender produtos para adolescentes, ou que eles atraem apenas os mais jovens.

Os emojis geralmente funcionam bem em plataformas de mídia social, mas também em e-mails, notificações push ou até mesmo em publicidade impressa. Se você ainda não tiver certeza, por que não testá-lo em uma escala menor e analisar as estratégias de seus concorrentes? Atreva-se a ser criativo também!

Antes disso, no entanto, certifique-se de que os emojis sejam exibidos corretamente nos dispositivos móveis e nas plataformas selecionadas. Se você quiser usá-los, por exemplo, em boletins informativos de marketing por e-mail, observe que alguns provedores podem não suportá-los.

Automação de e-mail

Embora muitos acreditem que os emojis estão fora de lugar na publicidade ou em textos um pouco mais formais, esse não precisa ser o caso. Pesquisas mostram que o uso de emojis tem pouco efeito na credibilidade e, mesmo em emails comerciais, pode desencadear uma resposta mais positiva do destinatário. No entanto, para clientes ou tópicos sérios, é claro que você deve ter cuidado.

Além disso, certifique-se de pensar cuidadosamente sobre a escolha do seu emoji. Há alguns que podem ser entendidos de forma ambígua ou ter diferentes conotações em diferentes círculos. Seu uso incorreto pode levar a mal-entendidos na mensagem publicitária.

A seleção de emojis está sendo constantemente expandida e atualizada, então você deve encontrar algo adequado para qualquer tipo de negócio. E se você não conseguir encontrar uma imagem que se traduza em sua mensagem, basta combinar várias!

Erros no marketing de emojis

O marketing de emojis pode trazer muitos benefícios – mas apenas se você fizer isso corretamente. Portanto, preste atenção aos seguintes aspectos do seu anúncio para que sua estratégia de anúncios funcione corretamente:

-os emojis devem fazer sentido e corresponder à mensagem do anúncio/empresa,

-emojis devem ser relevantes e compreensíveis para o grupo-alvo,

-emojis são impróprios para assuntos muito sérios,

-emojis não devem ser forçados – eles devem ser uma extensão da expressão normal,

-não use muitos emojis de uma só vez (geralmente não mais que quatro),

-aprenda sobre os diferentes significados dos emojis – alguns deles associam a algo diferente do que representam. 

Uma coisa é certa: não exagere e não force!

Só porque o marketing de emoji está em alta agora e levou outras empresas ao sucesso, não significa que a regra deva se aplicar ao seu negócio. Use com cuidado!