Pagamento recorrente: 5 estratégias para fidelizar seus clientes 

Pagamento recorrente: 5 estratégias para fidelizar seus clientes 

Fidelizar os clientes é algo tão importante quanto atraí-los.

A explicação é simples: a fidelização garante não só que os clientes não precisem buscar outras opções e mantenham um relacionamento com a empresa, como também contribui para que esse consumidor indique e recomende a empresa a outras pessoas.

Para que essa fidelização aconteça, existe uma série de processos a serem seguidos e estratégias a serem implementadas, como o uso do crm operacional.

Afinal, para um cliente optar por não fechar negócio com o concorrente e se manter fixo a sua escolha, significa que ele encontrou tudo que precisa em um só lugar, e isso inclui um bom atendimento, qualidade do serviço, etc.

5 estratégias para fidelização dos clientes

Existem diversas estratégias para fidelização dos clientes, e entre elas estão:

  • Realizar um bom atendimento do início ao fim;
  • Monitorar os interesses do público através do pipeline de vendas;
  • Oferecer uma experiência de compra diferenciada;
  • Obter uma equipe capacitada e devidamente treinada;
  • Proporcionar formas de pagamento vantajosas para o cliente.

Por falar em pagamento, essa é uma das principais estratégias atuais para fidelização dos clientes: o pagamento recorrente. Quanto menos burocracia e preocupação para o cliente na hora da cobrança, mais satisfação e comodidade, e, consequentemente, sua fidelização.

O que é e como funciona essa estratégia?

O conceito de recorrente quer dizer aquilo que volta a acontecer, que têm uma certa frequência. Ou seja, um pagamento recorrente é basicamente um pagamento que se repete em determinado período. Um bom exemplo, que também serve como definição, são as assinaturas.

Clubes de assinatura e serviços de streaming são conhecidos por utilizarem essa estratégia, que consiste no usuário cadastrar uma forma de pagamento, e esta, se repetir de forma automática mensalmente. Assim, o usuário não precisa refazer o processo de pagamento várias vezes, evitando burocracias.

Esse processo garante o funcionamento do serviço até que uma das partes resolva cancelar ou suspender, e, tendo um crm de vendas, fica mais fácil para a empresa ter esse controle dos clientes atuais, em atraso ou que querem cancelar, também contribuindo para um atendimento mais eficaz e direcionado ao cliente de acordo com sua necessidade.

Quais são as vantagens desse modelo de cobrança?

Para o consumidor, as vantagens do pagamento recorrente são praticidade, menos burocracia, a escolha tanto da forma de pagamento (crédito, débito, boleto) quanto da melhor data de vencimento, entre outras. Mas e para a empresa?

  • Os pagamentos se tornam automatizados;
  • Com a maior adaptação dos clientes, a inadimplência é reduzida;
  • Contribui para uma previsão dos lucros, facilitando a gestão financeira;
  • Fortalece o relacionamento com o cliente.

A aplicação de uma estratégia eficiente pode ser a resposta mais rápida para quem quer todas as vantagens mencionadas. Por isso, procure profissionais que conheçam bem o segmento e, por extensão, os clientes.

Implantando e monitorando o processo

Na hora de implantar esse modelo de cobrança, é importante ter um crm gratis para fornecer dados que ajudarão a empresa a refinar ainda mais o processo, além de garantir o monitoramento de todas as informações.

Um sistema CRM centraliza as ações dos clientes, obtém dados como suas preferências e interesses, além de constatar os resultados obtidos; dessa forma, é mais fácil e certeiro entender o que realmente faz diferença para o cliente e trabalhar em cima disso.

Essa ferramenta, segundo um levantamento realizado em 2015 pelo Capterra – responsável por análises de aplicativos e softwares empresariais – é adotada por 65% das empresas em seus anos iniciais.

Além disso, está diretamente relacionada ao app funil de vendas, que estrutura visualmente todo o caminho feito por um cliente em potencial desde sua atração até o fechamento.

Visualizando as etapas do processo desde a proposta inicial até a negociação e finalização, é melhor para compreender os gargalos que impediram um cliente de fechar negócio e também aperfeiçoar aquilo que contribuiu para que um cliente escolhesse a empresa.

É essencial investir na fidelização dos clientes, afinal, vale mais manter um cliente fixo que faça indicações para a empresa do que iniciar o processo de atração de novos clientes, tanto em questões de custo quanto de esforços da equipe.

Um cliente bem atendido por uma equipe capacitada, que oferece uma experiência diferente da concorrência no momento da compra, além de contar com a comodidade do pagamento recorrente no serviço, facilmente fará a indicação a pessoas de confiança, e dessa forma, o ciclo de vendas da empresa só tende a crescer.