REGRAS DE DESIGN PARA CRIAR O LOGOTIPO DA SUA MARCA CORPORATIVA
O logotipo é a cara e o cartão de visita de uma marca. É necessário prestar atenção especial à sua criação, pois um logotipo de alta qualidade pode aumentar significativamente a popularidade e o reconhecimento de qualquer marca.
A criação de um logotipo não é apenas um projeto gráfico, é um processo criativo que requer conhecimentos teóricos e práticos. Existem regras para criar um logotipo para design corporativo, para restabelecer sua bagagem de conhecimento valioso, apresentamos 10 regras “vitais” para a criação de um logotipo para a sua marca.
- É necessário trabalho preparatório
Começar com o desenvolvimento de croquis é o caminho certo para um resultado de alto nível. Esboços simples de papel e caneta o ajudarão a definir as linhas de pensamento.
Faça de 20 a 30 esboços e depois trabalhe nas variações das imagens finais com base neles. Se nada sair, comece de novo, mas não ignore esta etapa. É melhor gastar mais tempo no início do que refazer um trabalho quase concluído depois.
- “A Regra de equilíbrio”
O logotipo deve ser atraente e agradável ao olho humano, para isso, mantenha o equilíbrio de grafismo, cor, tamanho, brilho, saturação, etc. Embora as regras devam ser quebradas, lembre-se de que o processo de a criação de logotipos não para as massas, não para os amantes da arte.
- O tamanho importa
O logotipo deve parecer nítido e legível, seja em um envelope, página da Web ou quadro grande. Para não perder um momento crucial, faça um “test drive”: imprima o logotipo em papéis timbrados, envelopes e pôsteres e escolha o tamanho ideal.
- Use as cores com sabedoria
Aspectos básicos da escolha de uma cor:
- Use cores próximas na paleta de cores (por exemplo, uma paleta “quente” inclui tons de vermelho, laranja e amarelo);
- Não exagere no contraste, o logotipo não deve irritar os olhos;
- Logotipos em preto e branco e outros de duas cores, bem como logotipos em tons de cinza, sempre parecem vantajosos;
- Usar a cor como ferramenta para influenciar uma pessoa (leia aqui sobre a influência da cor no estado psicofisiológico de uma pessoa),
- Ás vezes quebrar as regras é bom, mas certifique-se de que esse risco se justifique;
- Experimente diferentes combinações e escolha a que melhor se adequa a sua marca.
- O estilo
O logotipo deve estar “na moda” e também atender ao máximo aos requisitos do cliente. Faça uma pesquisa prévia sobre ele e seus clientes com antecedência e confira as últimas tendências estilísticas em design de logotipo e se necessita de um papel fine art.
- Fonte é ainda mais importante
Se um logotipo tiver texto como sublogo ou slogan, você terá que trabalhar duro para testar dezenas de estilos e tamanhos de fonte antes de fazer sua escolha final.
Experimente tudo: serifas e sem serifas, itálico, negrito, semi-negrito, etc.
Principais pontos:
- Evite estilos comuns que podem fazer você parecer um amador, como “Comic Sans”;
- usar um único estilo de fonte é perfeito
- Certifique-se de que a fonte pareça legível quando reduzida;
- Uma fonte mais original é uma marca mais reconhecível (um bom exemplo são as fontes das marcas Yahoo!, Twitter e Coca Cola).
- Reconhecimento acima de tudo
O objetivo da criação de um logotipo é aumentar o conhecimento da marca. Deve ser “impresso no cérebro” da pessoa média (um bom exemplo são os logotipos da Nike, Pepsi, McDonald ‘s).
A chave para a popularidade de um logotipo está na combinação hábil de todos os aspectos discutidos neste artigo.
Para verificar se o logotipo é reconhecível, você precisa experimentar: vire-o de cabeça para baixo ou em uma imagem espelhada e veja se ele permanece um pouco reconhecível.
- Não tenha medo de ser diferente
Tente evitar copiar o design de outra pessoa, desenvolva seu próprio estilo. Quebre as regras, brinque com milhares de fontes e combinações de cores, brinque com diferentes programas até obter o resultado desejado.
- Mantenha a simplicidade e as pessoas entrarão em contato com você.
Está comprovado na prática: quanto mais simples o logotipo, mais reconhecível e popular ele será. Um exemplo direto é a marca Nike, cujo logotipo é o mais reconhecível do mundo.
Desde o início, siga esta regra, selecione os elementos necessários e corte os desnecessários.
- Vá com calma com os efeitos!
Freehand, Adobe Illustrator, Photoshop são ferramentas modernas que possuem muitos filtros e efeitos que podem ser usados na hora de criar um logotipo. Mas não se empolgue, veja o ponto 9.
FERRAMENTAS PARA DESENVOLVER O LOGOTIPO DA SUA MARCA:
O logotipo representa e cria a impressão da marca, a empresa é reconhecida por ela. Portanto, é extremamente importante que seja cuidadosamente pensado e não menos cuidadosamente executado. E aqui surge a pergunta – por meio de qual programa posso desenhar um logotipo?
Uma pessoa experiente, é claro, dirá que os melhores programas são Adobe® Photoshop®, Illustrator, InDesign, editor de gráficos vetoriais CorelDraw. Mas cada um desses programas requer um estudo longo e meticuloso. E nem todo designer poderá dizer com segurança que conhece pelo menos um dos programas inteiramente.
A segunda forma é usar um programa mais simples para criar logotipos, com a ajuda do qual mesmo uma pessoa distante do design gráfico pode desenhar um logotipo não pior do que em um estúdio profissional. Em nosso artigo, selecionamos aplicativos populares e simples para criar um logotipo para você.
3. AAA Logo
Permite criar qualquer logotipo de forma rápida e fácil. O programa possui alguns modelos padrão e um editor de estilo sério que ajudará a tornar o seu logotipo único.
- Prós: O programa é fácil de usar, possui uma interface intuitiva e um grande número de ferramentas; você pode trabalhar cuidadosamente cada elemento.
- Contras: O editor está em inglês, o que significa que você terá que instalar o crack separadamente. Poucos recursos para a versão gratuita – para um trabalho de qualidade, você terá que comprar a versão completa.
Plataforma: windows.
2. Jeta Logo Designer
O editor possui uma interface semelhante ao programa anterior e quase o mesmo conjunto de ferramentas. A diferença é que no Jeta Logo Designer todas as principais funcionalidades estão disponíveis na versão gratuita.
Prós: Muitos modelos padrão. Para entender o programa, não levará mais que 5 minutos; variedade de instrumentos, estilos e efeitos.
Contras: não há como desenhar sozinho; um pequeno conjunto de modelos, embora possam ser baixados para um PC no site oficial, mas, novamente, por uma taxa.
Plataforma: windows.
- LogoMaker
Editor conveniente para criação rápida de logotipos. Você pode escolher um modelo que pode ser modificado usando ferramentas úteis. Graças a este princípio de funcionamento, qualquer pessoa pode dominar o programa em poucos minutos.
Prós: o programa possui um grande número de modelos e objetos diferentes, o que permite realizar suas ideias mesmo para quem está longe do design. O editor também possui muitas ferramentas convenientes para trabalhar com gráficos vetoriais e exportar a imagem finalizada para formatos populares.
Contras: o aplicativo está em inglês, você pode usá-lo gratuitamente por apenas 15 dias, e a versão paga custa cerca de US $30.
Plataforma: Windows.
É importante entender que o logotipo é apenas um dos elementos da identidade corporativa da empresa, você não ficará satisfeito apenas com ele. Para que um logotipo funcione, ele deve estar associado ao nome da empresa, posicionamento, slogan, cores corporativas e assim por diante.