Passo a passo completo sobre como vender pelo WhatsApp 

Passo a passo completo sobre como vender pelo WhatsApp 

Atualmente, cada vez mais empresas têm buscado alternativas para descobrir como vender pelo WhatsApp

Isso é decorrência do modelo de vida dos consumidores que estão migrando seus hábitos de consumo e compra para as redes sociais. 

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Essa ferramenta de mensagens agora é uma das alternativas de compra para quem busca facilidade na hora de adquirir um produto.

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A facilidade de como vender pelo WhatsApp Business faz com que cada vez mais empresas consigam aumentar o seu faturamento e atender os seus clientes. 

Sendo assim, no artigo de hoje, entenda como entrar nesse sistema de vendas e melhorar ainda mais as finanças do seu negócio e estar cada vez mais próximo dos seus clientes. 

Afinal, quem não quer atuar no sistema de vendas com o aplicativo que conta com mais de um bilhão de usuários, não é mesmo?

Portanto, se você tem uma grande ou pequena empresa e deseja aplicar seu catálogo e realizar vendas no WhatsApp, acompanhe a leitura a seguir! 

Como vender pelo WhatsApp business?

reunião sobre WhatsApp business

Muitas empresas têm buscado vender por meio do WhatsApp, isso porque é um dos melhores aplicativos para melhorar o contato com o público.

Nesse sentido, através desse meio de comunicação é possível automatizar o atendimento por meio de mensagens prontas e ainda realizar vendas com um link dedicado

Com isso, trabalhar todos os recursos disponíveis permite com que a empresa possa ter estratégias de vendas com relações mais próximas do seu público. 

No entanto, a grande preocupação dessa rede é a quantidade de empresas que não conhecem o sistema de vendas e não sabem como vender no WhatsApp.

Nesse sentido, acabam tornando o seu WhatsApp pessoal um canal de vendas, e por mais que se pareça bom, pode dificultar o atendimento de qualidade. 

Portanto, a seguir preparamos dicas para que você saiba o que é o WhatsApp Business e como usar essa ferramenta ao seu favor. 

O que é e como vender pelo WhatsApp business?

como vender pelo WhatsApp business: desktop

Primeiramente, essa é uma ferramenta direcionada para negócios, ou seja, o WhatsApp de vendas para médias, grandes e pequenas empresas. 

Além disso, essa opção oferece diversas vantagens que ajudam as empresas a como fazer vendas pelo WhatsApp se tornarem ainda mais simples.

Assim, é possível trabalhar como os modelos que conhecemos de lojas virtuais, só que com mais facilidade ainda para o cliente.

Estudar as estratégias de marketing digital também fica ainda mais fácil, pois o app disponibiliza dados em números para facilitar a tomada de decisões.

Controle as mensagens automáticas para aplicar as suas estratégias de venda através de grupos de “novos clientes, pedidos pagos e novos pedidos”. 

A seguir, entenda as principais estratégias para saber como vender mais pelo WhatsApp:

  • Como Investir na função catálogo;
  • Dedicação ao atendimento;
  • Processos de automatizados;
  • Marketing de conteúdo;
  • Divulgação do contato;
  • Estratégias de marketing digital;

Invista na função catálogo

telefone aberto no Whatsapp

O WhatsApp Business possui a opção de catálogo na conta para facilitar ainda mais o atendimento e direcionamento de compra do cliente. 

Essa possibilidade já era estudada uns anos atrás, o que permitiu um embasamento para se atender a essa necessidade. 

Assim, a partir de 2019 a função foi disponibilizada com o foco principal é aumentar as vendas das empresas que utilizam a opção.

Portanto, é possível deixar o perfil de empresas cada vez mais completo com a apresentação de produtos e valores já no seu catálogo.

Essa é uma das maneiras de tornar suas vendas ainda mais fáceis e dinâmicas para o cliente, por isso não deixe de inserir todos os produtos. 

Entre nas configurações de sua conta e encontre a opção de “catálogo”, em seguida escolha as imagens ideias do seu produto.

Após upload, é necessário descrever informações através do preenchimento de dados com preço, descrição e link se você tiver ele em um site. 

Portanto, essa ferramenta é um das opções que dá cada vez mais flexibilidade aos pequenos empreendedores em uma das melhores alternativas de como vender pelo WhatsApp.

Sendo assim, ainda mais vantajoso para aqueles que não possuem site para otimizar as vendas. 

E se você também se encaixa nesse perfil, use e abuse da ferramenta de catálogo.

Se dedique ao máximo ao atendimento

como vender pelo WhatsApp : reunião

O atendimento é um dos pontos primordiais para concretizar a venda, e mesmo no WhatsApp Business é necessário dedicar tempo e atenção a esse detalhe. 

Sendo assim, não adianta trabalhar com divulgação do contato caso você não tenha um colaborador destinado somente aos cuidados do atendimento. 

Imagine que o cliente envia mensagem e está com pressa, se não for respondido logo, as chances de buscar a concorrência são altíssimas. 

Portanto, não deixe de tornar esse um cargo exclusivo com algum colaborador capacitado para lidar com o público da internet. 

Utilize estratégias de vendas e use e abuse das respostas automáticas e direcionamento de compra. 

O principal ponto é entender que o atendimento ágil e qualificado é um ponto primordial para as empresas venderem bem até mesmo no WhatsApp. 

Prefira sempre utilizar uma linguagem de empresas para cliente de forma com que seja possível esclarecer as dúvidas. 

Algumas empresas de pequeno porte não possuem colaboradores tão qualificados na escrita básica da língua portuguesa. 

Assim, é possível utilizar uma ferramenta de correção ortográfica para as etapas de atendimento humanizado. 

Na prática será possível perceber como vender no WhatsApp é bem mais fácil do que se parece!

Tenha processos automatizados

atendimento chatbot

A partir do momento que você usa tráfego pago para a divulgação da sua empresa, as caixas de mensagem tendem a ficar movimentadas. 

Com isso, fica cada vez mais difícil lidar com o atendimento ao seu público de clientes novos e antigos. 

E pensando bem, não é nada fácil responder de um a um com mensagens personalizadas e ainda manter a agilidade no atendimento.

Mas não se preocupe, pois uma das vantagens dessa ferramenta é que é possível automatizar alguns processos.

Para enviar mensagens para os seus clientes ou grande parte deles de uma só vez, o WhatsApp Business tem uma linha de transmissão.

Essa opção permite selecionar os clientes que você deseja enviar uma determinada mensagem simultaneamente. 

Assim, é possível ganhar tempo e administrar as vendas de acordo com a etapa de atendimento, aumentando a produtividade. 

Na prática você escolhe os contatos e cria a lista como se estivesse montando um grupo, mas o recebimento da mensagem é diferente. 

Ou seja, o seu cliente estará recebendo uma mensagem no privado, como se tivesse sido enviada diretamente para ele com exclusividade. 

Mas esteja atento no uso correto, pois só receberá a mensagem caso o contato esteja inserido na lista de transmissão.

Portanto, o fato é que as chances de vendas são ainda maiores para quem possui um bom número de contatos em sua lista. 

Para isso é possível trabalhar com publicações em SEO que divulguem o link da sua lista de transmissão ou assinatura do e-mail marketing. 

Invista em marketing de conteúdo e saiba como vender pelo WhatsApp 

marketing de conteúdo

Uma das principais estratégias de venda até mesmo no mundo digital é o marketing de conteúdo, ele indica estratégias de como vender pelo WhatsApp.

Sabemos que uma empresa precisa alimentar o seu público com o interesse para aí sim mostrar o seu produto. 

Por isso, até mesmo para esse tipo de venda é essencial realizar um investimento no inbound marketing.

Ou seja, trabalhar conteúdos que possam engajar e atrair o seu público de clientes com divulgação de materiais relevantes para eles. 

Sua marca pode criar uma boa reputação, pois trabalhar com ferramentas como essas possibilita cada vez mais que os clientes montem uma boa imagem da empresa. 

Assim, é de grande importância esse investimento para gerar ainda mais valor para as pessoas que acompanham o seu negócio.

Algumas das maiores vantagens do marketing de conteúdo para as pequenas, grandes e médias empresas são:

  • Aumento de vendas no negócio;
  • Atração do público;
  • Facilidade no contato de pós-venda;
  • Preparo do cliente para a compra.

Por exemplo, se seu negócio é uma joalheria, você pode alimentar os seus clientes com informações de como limpar as peças.

Além de dicas de como conservar as joias e até mesmo como usar os modelos escolhidos por cada cliente. 

Aposte em diversos formatos de divulgação, use de fotos, infográficos, áudios e até mesmo vídeos. 

De fato, trabalhar estratégias desse tipo aumenta ainda mais o seu engajamento e consequentemente melhorar as estratégias que guiam como vender pelo WhatsApp

Portanto, se você consegue entender o seu público e elaborar conteúdos que consiga agradar a cada um deles, a fidelidade será consequência do esforço. 

Divulgue seu contato

Divulgue seu contato

Nunca esteja satisfeito com o número de clientes que você já tem, ou seja, busque cada vez mais divulgar o seu negócio.

A alma de um negócio é a divulgação, por isso encontre cada vez mais oportunidades de divulgar o seu contato. 

Afinal, como falamos anteriormente, quanto mais contatos, melhor são as chances de fechar negócio com novos e antigos clientes. 

Assim será possível traçar decisões que mostrem como vender pelo WhatsApp de acordo com o perfil do seu público alvo. 

Isso é possível por meio da criação de estratégias que funcionem de acordo com o perfil e visam atrair os novos clientes para a sua rede. 

Um ponto de grande importância é entender que você não deve e nem irá enviar as mensagens para aquelas pessoas que não autorizam o recebimento.

Mas uma das melhores estratégias para que elas possam autorizar é trabalhar com recompensas digitais. 

Os famosos cupons de desconto, infográficos e até mesmo ebooks podem ser dados em troca da “permissão”

Se você conseguir personalizar o conteúdo de acordo com o interesse do público, será ainda mais fácil que ele aceite o “brinde” e todos saem ganhando.

Algumas empresas de médio porte conseguem desenvolver essas estratégias por meio de uma landing page. 

Mesmo com essa alternativa que facilita ainda mais, não deixe de investir em um bom design que prensa e chame a atenção do seu público.

A partir dela será possível trabalhar a conversão por meio do funil de vendas e convencer o possível cliente a fornecer os dados como contato e outras informações importantes.

No entanto, não deixe de monitorar todos os passos e aproveitar os dados de contato para atrair ainda mais novos contatos.

Assim, será possível inserir esse cliente no seu funil de vendas a partir do momento que ele se tornar um lead. 

Estratégias de marketing digital

reunião de marketing digital

O investimento em estratégias de marketing digital deve ser visto como algo sério que pode mudar radicalmente o faturamento da sua empresa. 

Pensando nisso, ao buscar uma empresa para atuar no marketing de estratégias para vendas, conte com que é referência no segmento.

Nós da Factory trabalhamos no mercado digital há anos e temos um grande portfólio de clientes com resultados em suas vendas. 

Contamos com as melhores estratégias de marketing digital para aumentar a geração de acesso e alcance de empresas de médio, pequeno e grande porte. 

Por isso, se você quer saber como vender pelo WhatsApp, entre em contato conosco e conheça melhor do marketing. 

Seja referência e faça parte das milhares de empresas que investem no marketing digital e cresceram absurdamente. 

Conclusão

Milhares de empresas têm realizado cada vez mais investimentos no mercado digital e aliando as suas vendas ao WhatsApp Business.

Considerando a quantidade de usuários ativos dessa ferramenta de conversa, é importante que não somente os empreendedores de grande porte assim como os de pequeno porte invistam nela. 

Pois uma das melhores formas de vender e construir relevância com o público, é estar cada vez mais próximo dele. 

E para estar tão perto e entender o comportamento deles, devemos apostar no marketing de conteúdo. 

Seja uma empresa de pequeno ou médio porte, a importância da ferramenta é a mesma. 

Por isso, não fique de fora e entenda como vender mais pelo WhatsApp com a Factory entrando em contato agora mesmo. 

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe mais postagens como essa no nosso perfil e seja referência na internet com o seu negócio. 

Não perca tempo e envie agora mesmo para aquele amigo que precisa conhecer as estratégias de venda disponíveis no WhatsApp Business.