Quais os benefícios do marketing de conteúdo para o seu e-commerce?

Quais os benefícios do marketing de conteúdo para o seu e-commerce?

Mesmo antes da Pandemia de Covid-19, o serviço de e-commerce já era uma ferramenta utilizada por muitos empreendedores. Porém, foi durante a crise, que houve um aumento considerável tendo em vista as práticas de isolamento social. Logo, para quem já conhecia os benefícios do marketing de conteúdo se destacou em meio a tantas opções.

Qual a importância do marketing de conteúdo?

Uma boa gestão de marketing e comunicação utiliza estratégias de marketing de conteúdo para engajar seu público-alvo, e quando bem aplicadas, é possível alcançar, educar e fidelizar clientes. 

Para isso, deve-se entender que o marketing não se trata somente da publicidade, e sim de esclarecer o quanto vale um determinado produto e/ou serviço.

Por sua vez, agregar valor a um produto é algo essencial para se destacar em um mercado que está cada vez mais voltado a investir em gestão de startups e empreendedorismo digital.

Como começar a sua estratégia de marketing de conteúdo?

É só buscar na memória, nos tempos predominantemente analógicos, como as empresas tinham acesso aos dados e preferências de seus clientes? 

Através de cadastros ou indicações que muitas vezes geravam algum tipo de benefício para o consumidor.

No mundo digital, esse procedimento tem um nome, leads – que seria uma permuta da informação de contato por um conteúdo. 

Dessa forma, suponha que João, um empreendedor que possui uma faculdade de vendas, deseje criar um e-mail marketing amplo para divulgação de seus produtos. 

Assim, ele disponibiliza em seu e-commerce um cupom de 10% de desconto em troca do preenchimento do nome e do melhor e-mail do seu possível comprador.

Dessa forma, ele se beneficia e ao consumidor também, que agora será contemplado com um conteúdo de valor.

Alinhado aos leads, os e-mails que o consumidor receberá não precisam conter apenas cupons de descontos ou as últimas novidades do seu e-commerce. 

Com isso, que tal produzir semanalmente um newsletter – em tradução livre, um boletim informativo – relacionado às atualidades, benefícios ou a criação do serviço e/ou produto?

Desse modo, é possível criar uma figura de autoridade e criar uma aproximação com o público ao mesmo tempo.

Como aumentar as suas vendas com um marketing de conteúdo de qualidade?

Existem duas formas de aumentar as vendas do seu e-commerce, são elas: conquistar novos clientes e a fidelização de consumidores.

Em outras palavras, para vender mais não é apenas necessário aumentar o quadro de clientes, mas também manter os anteriores, através da evolução do serviço com a necessidade do consumidor.

Para isso, imagine que uma suposta empresa que pertence ao ramo educacional, decida vender um curso de empreendedorismo ead, e o seu marketing seja baseado nas ferramentas citadas anteriormente.

Além disso, pense em um outro exemplo, Pedro adquiriu o curso de empreendedorismo que uma determinada empresa ofertava, que conheceu em um workshop gratuito que recebeu acesso em troca de seus dados, ele atua no setor automobilístico, mas especificamente no nicho de vendas de autopeças. 

Entretanto, mesmo após concluir o curso, ele continua recebendo e-books, newsletters e e-mails marketing sobre conteúdos complementares relacionados à gestão e administração de novos negócios.

Buscando expandir sua empresa e agregar novos clientes, Pedro então, decide realizar um curso de gestão comercial ead

Com isso, ele joga a empresa em buscadores, e ela aparece ranqueada em primeiro lugar na busca orgânica. Além disso, ainda é oferecido um desconto fidelidade para ex-alunos. Portanto, ele novamente opta por essa instituição.

Porém, quais foram as estratégias de marketing de conteúdo que levaram a mais uma venda da empresa exemplificada acima:

  • Conteúdo de valor recebido em troca de dados – leads;
  • Construção de figura de autoridade através do workshop;
  • Manter relacionamento com o cliente – e-mails marketing, newsletter e e-books,
  • Estratégia SEO para ranquear na pesquisa google;
  • Fidelização através de figuras de autoridade e benefícios.

O exemplo citado, apesar de fictício, pode ser reconhecido facilmente no dia a dia, porque é justamente o resultado de uma estratégia previamente traçada que ocorreu de forma natural.

Conquistar um cliente nem sempre é fácil, mas o convencer a voltar em uma página web e adquirir novos produtos e/ou serviços vai depender de um trabalho cuidadoso para que seu e-commerce seja visto como uma referência de conteúdo com bons resultados.

No geral, investir em marketing de conteúdo é uma decisão certeira para obter bons resultados de relacionamento com seus clientes e assim, alavancar suas vendas em meio ao mercado competitivo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.