3 Estratégias de comércio eletrônico para aplicativos móveis em 2019

3 Estratégias de comércio eletrônico para aplicativos móveis em 2019

3 Estratégias de comércio eletrônico para aplicativos móveis em 2019

Os varejistas online que reconhecem a importância de uma estratégia de aplicativos para dispositivos móveis podem estar com dificuldades para decidir como fazer um aplicativo funcionar e o que esse aplicativo deve fazer.

O marketing móvel e os aplicativos móveis estão se tornando cada vez mais importantes para lojas online e multicanais. Com a ascensão das empresas de desenvolvimento de aplicativos, você pode estar recebendo vários e-mails de empresas que se oferecem para projetar e construir aplicativos.

Alguns desses e-mails serão, sem dúvida, de empresas conceituadas que oferecem serviços que podem realmente ajudar um negócio de comércio eletrônico a crescer. Mas outros virão de pessoas que estão apenas tentando transformar um dinheirinho rápido em um produto de má qualidade.

O resultado é que os varejistas, tanto online quanto multicanal, têm três estratégias básicas para empregar na produção e distribuição de um aplicativo para dispositivos móveis. Eles podem criar aplicativos nativos, usar HTML5 e JavaScript com um wrapper ou optar por não ter um aplicativo e se concentrar na Web para celular.

Separamos 3 estratégias poderosas de comércio eletrônico para aplicativos móveis em 2019. Confira!

Construa um aplicativo nativo

No contexto de aplicativo móvel, o termo aplicativo nativo geralmente descreve um aplicativo que é gravado na linguagem de programação nativa do sistema operacional. Por exemplo, um aplicativo Android seria escrito na linguagem de programação Java e um aplicativo nativo para iPhone ou iPad seria normalmente gravado na linguagem de programação Objective-C. Existem algumas exceções, mas geralmente isso se aplica a aplicativos móveis nativos em APK MOD.

No contexto de aplicativo móvel, o termo aplicativo nativo geralmente descreve um aplicativo que é gravado na linguagem de programação nativa do sistema operacional.

Do ponto de vista de varejo e marketing, isso significa que, se você optar por produzir aplicativos móveis nativos, precisará ter o aplicativo escrito mais de uma vez. As funções e os recursos do seu aplicativo para Android, Windows Phone ou iOS podem ser os mesmos, mas as instruções que o dispositivo móvel segue (o código do computador) serão diferentes – talvez muito diferentes.

Os aplicativos nativos, no entanto, podem ter um desempenho melhor, ser executados mais rapidamente e ter melhor acesso a recursos do telefone, como câmeras, alto-falantes ou semelhantes. Muitos aplicativos nativos também fazem um trabalho melhor seguindo as convenções do sistema operacional, como aparência e comportamento que o usuário espera.

Muitos acreditam que os aplicativos nativos são a melhor forma de aplicativo para dispositivos móveis. Mas os aplicativos nativos também serão os mais caros para produzir. As empresas terão que optar por investir em muitas versões do aplicativo (uma para cada sistema operacional móvel suportado) ou focar apenas em clientes com iPhones ou clientes com dispositivos Android. Além disso, há relativamente menos desenvolvedores que podem escrever Java ou Objective-C em comparação com o número que pode gravar HTML.

Use HTML5, CSS e JavaScript

Juntos, HTML5, CSS e JavaScript são a pilha da web – ou seja, a marcação e as linguagens que estão por trás de quase tudo feito em um navegador da web. Acontece que eles também podem ser usados ​​para desenvolver aplicativos móveis que podem ser incluídos em armazenamentos de aplicativos nativos e carregados em dispositivos móveis como aplicativos nativos.

O uso de HTML5, CSS e JavaScript para o desenvolvimento de aplicativos móveis oferece duas vantagens básicas sobre a produção de aplicativos nativos.

Primeiro, os desenvolvedores de HTML5, CSS e JavaScript são mais comuns e, geralmente, mais baratos. Em outras palavras, muito mais pessoas sabem como escrever HTML5 do que saber como escrever Objective-C.

Segundo, os aplicativos móveis HTML5 podem ser distribuídos para praticamente qualquer dispositivo móvel, independentemente do sistema operacional, com apenas pequenas alterações no código, o que significa que o aplicativo só precisa ser escrito uma vez. Para conseguir isso, os aplicativos móveis HTML5 dependem de produtos como PhoneGap e Apache Cordova para “envolvê-los” com código nativo que atua como uma ponte entre o dispositivo móvel e o código do aplicativo.

O Cordova e o PhoneGap possibilitam colocar aplicativos móveis HTML5 em dispositivos móveis Android, iOS (Apple), BlackBerry, Windows Phone e Amazon Fire OS, entre outros. Essa capacidade de operar (e ser distribuída) em tantas plataformas também expõe a maior fraqueza dos aplicativos móveis HTML5. Na prática, esses aplicativos estão sendo executados nos dispositivos móveis criados no navegador da web. Esses navegadores podem ter recursos drasticamente diferentes, o que pode significar que, embora um aplicativo HTML5 seja carregado em todos esses dispositivos, talvez ele não seja executado de maneira consistente entre eles.

As empresas de varejo que optam por usar aplicativos móveis em HTML5 podem gastar menos ou até mesmo menos para desenvolver e distribuir um aplicativo para dispositivos móveis, mas precisarão fazer muitos testes para garantir que o aplicativo se comporte adequadamente em cada sistema operacional e não obtenha todo o desempenho ou recursos que um aplicativo nativo pode fornecer.

Concentre-se na Web Móvel

Algumas empresas de comércio eletrônico podem optar por não ter um aplicativo para dispositivos móveis, concentrando-se em um website otimizado para celular.

O Google, por exemplo, relatou que cerca de 74% dos compradores americanos que usam dispositivos móveis começam com a pesquisa. Ou seja, eles abrem o Google ou o Bing em um navegador da Web para dispositivos móveis e procuram sites para dispositivos móveis.

Na verdade, o típico dispositivo móvel que usa o consumidor visita seis sites de varejo por semana.

Com isso em mente, para muitos vendedores online, é necessário ter um website otimizado para dispositivos móveis antes de se preocupar com um aplicativo para dispositivos móveis.

Lembre-se de fazer uma escolha de consciência para não fazer algo agora ainda é uma estratégia de aplicativo móvel.

O marketing de aplicativos para dispositivos móveis ainda é marketing

Um aplicativo para dispositivos móveis deve ser uma ferramenta para ajudar os varejistas online e multicanais a envolver melhor os clientes e, por fim, atingir alguma meta. Então, saiba o que é que o aplicativo deve realizar. Entenda como ou por que essa meta ajuda os clientes e como ou por que essa meta beneficia os negócios.

Os retalhistas inteligentes não produzirão uma aplicação apenas para ter uma aplicação e, francamente, uma aplicação que mostre o catálogo de um vendedor é provavelmente uma perda total de tempo.

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