5 estratégias de marketing para uma loja de eletrodomésticos

5 estratégias de marketing para uma loja de eletrodomésticos

Com a sombra de uma pandemia ainda pairando no ar, trazendo incertezas e inseguranças, o mundo precisou buscar alternativas para se adaptar a esse novo e, ainda desconhecido, cenário. 

Por isso, quem tem comércio, se ainda não reformulou e reviu as estratégias de marketing, a hora é essa, já que é no final do ano que as vendas são mais significativas. 

Vale lembrar que, a pandemia, embora tenha forçado o comércio a manter suas lojas físicas fechadas, por outro lado, quem apostou nas vendas online se deu bem, já que, por ficarem em casa, as pessoas passaram a comprar mais eletrodomésticos, de TVs, à laptops para trabalho remoto.

E mais, o setor de eletrodomésticos, por exemplo, agora poderá aproveitar não só datas como Black Friday e Natal, como também, a Copa do Mundo, já que, geralmente, são vendidos muitos aparelhos de TV durante esse evento.

Ou seja, a hora é de anunciar Batedeira Black Friday, Tvs para Copa, Natal com geladeira nova…enfim, tirando proveito dessas datas poderosas do comércio. 

Outra aposta positiva de quem trabalha com o setor de eletrodoméstico é o início das operações do 5G que, espera-se estimular lançamentos em série de produtos conectados.

Vale ter em mente que quando falamos em “eletrodomésticos”, estamos nos referindo à  uma categoria ampla, que pode ser dividida em diferentes categorias: linha branca (geladeira, máquina de lavar e fogão), linha marrom (televisão, vídeo e som), eletroportáteis (liquidificador, sanduicheira, batedeira) e etc.

Quer saber como vender mais eletrodomésticos? Então, é hora de pensar em aplicar diferentes estratégias de marketing, principalmente, diante de um cenário tão competitivo. Mas, antes de montar suas estratégias, precisa seguir alguns passos:

Conhecer seu consumidor

Assim como a estratégia de comprar seguidores brasileiros reais no Instagram, não tem como criar estratégias sem saber quem é o seu consumidor. Para isso, no entanto, é preciso realizar um levantamento minucioso de dados que revele o perfil de seu consumidor, o que ele busca na hora de comprar seus eletrodomésticos.

Considerar a experiência do cliente

Uma das técnicas mais eficazes para impulsionar as vendas de eletrodomésticos está na forma de apresentar os produtos. Para isso, é fundamental contar com um mostruário atraente. E a dica é deixá-los ligados e acessíveis, para que os clientes em potencial possam interagir com as mercadorias, vendo seu funcionamento.

Nesse sentido, quem tem loja física, deve apostar em algumas técnicas de venda, tais como: 

  • Manter televisores e monitores sempre ligados;
  • Procure deixar sempre expostos até aqueles aparelhos que não podem ser mantidos ligados, como geladeiras, por exemplo, para que os clientes possam manusear, abrir e fechar portas, observar seu interior, etc.;
  • E vale apostar em ações demonstrativas, de tempos em tempos, de alguns itens como liquidificadores, ferros de passar e afins. 

Pronto, conhecendo seu consumidor e tendo em mente a importância de garantir uma boa experiência aos clientes, agora, confira algumas importantes estratégias de marketing, que podem fazer toda a diferença nas vendas de sua loja de eletrodomésticos. Confira quais são! 

  1. Invista em pesquisas para identificar as preferências do seu público;
  2. Tendo em mãos os resultados das pesquisas, já pode planejar estratégias de venda (precificação, divulgação) mais assertivas;
  3. Pesquise fornecedores que oferecem as melhores condições;
  4. Se for preciso, adapte o layout da loja para destacar os eletrodomésticos, tornando-os mais atrativos;
  5. Invista em treinamento dos colaboradores, sendo fundamental que conheçam muito bem todos os detalhes dos produtos, para responder possíveis dúvidas dos clientes;
  6. Estabeleça metas de vendas, sempre focando no objetivo de vender mais eletrodomésticos;
  7. Ofereça uma boa política de trocas e devolução para os eletrodomésticos;
  8. Crie um cronograma de divulgação para as diferentes redes sociais, de acordo com o perfil do público-alvo;
  9. Capriche na vitrine para estimular as vendas de eletrodomésticos;
  10. Faça um acompanhamento e avalie periodicamente os resultados para que, se for preciso, possa rever suas estratégias.

Pronto, agora é aproveitar essas dicas e aplicar as estratégias que, com certeza, verá alavancar as vendas em sua loja de eletrodomésticos.