Como aumentar o tráfego de um comércio eletrônico sem comprar anúncios?

Como aumentar o tráfego de um comércio eletrônico sem comprar anúncios?

Cada vez mais usuários compram online, e as lojas online precisam lutar por visibilidade e reconhecimento na Internet.

Os proprietários de algumas delas não têm capital para promoção paga ainda. Porém existem muitas maneiras eficazes de aumentar o tráfego para o site da sua loja virtual sem comprar anúncios. Confira algumas maneiras!

Como gerar tráfego no site da loja?

Muitos especialistas em marketing digital aconselham as empresas de comércio eletrônico a investir em uma promoção paga. Estão convencidos de que esta é a única estratégia que lhes permite competir com sucesso com as marcas maiores e reconhecidas. 

No entanto, nem sempre é esse o caso, e você pode conseguir bastante retorno com o marketing digital. Um dos benefícios de obter tráfego gratuito é que você não precisa gastar dinheiro. Em troca, você gasta seu tempo e outros recursos.

Se você deseja conseguir tráfego gratuito, precisa cuidar da experiência do usuário no site – se forem boas, atrairão usuários de volta,

Gerar tráfego gratuito é um investimento de longo prazo que pode gerar tráfego por muito tempo (diferente de anúncios que param de gerar interesse quando desativados).

1. Conheça seus clientes

Primeiro, você precisa conhecer seus clientes para alcançar as pessoas certas interessadas em sua oferta. Crie uma persona (defina as características que a destacam, como sexo, idade, interesses, nível de escolaridade, renda, preferências de compras).

Além disso, considere como seu público-alvo pensa, quais canais eles usam na Internet e como você pode alcançá-los. O preço do produto é importante para eles? Ou talvez prefiram pagar mais, mas receber em troca alta qualidade e produto por anos? Todos esses aspectos são importantes no contexto da construção de tráfego valioso. 

Se você alcançar o público certo com a mensagem certa, poderá direcionar mais tráfego para seu site.

2. Tenha um programa de fidelidade

Leads provenientes de referências têm uma boa chance de se transformarem em clientes reais. Se você ainda não tem um programa de fidelidade (indicação) em seu e-commerce, está na hora de implementá-lo.

Como fazer na prática? Ofereça algo de valor a qualquer cliente que incentive outra pessoa a comprar em sua loja. Como bônus você pode usar:

-Entrega grátis,

-Um cupom de desconto, (como o cupom approve, por exemplo) 

-A possibilidade de acumular pontos de fidelidade, que o cliente indicado poderá então trocar por produtos gratuitos ou descontos.

3. Crie um blog

Investir na criação de conteúdo valioso em termos de SEO é um dos melhores conselhos para empresas de comércio eletrônico que desejam gerar tráfego sem comprar anúncios. Comece a construir um blog criando artigos de especialistas e de instruções, estudos de caso levando em consideração frases populares entre os usuários. 

Através do blog, você também pode vincular produtos específicos e, assim, aumentar as vendas. 

4. Cuide das impressões no site

As impressões na página da loja são importantes tanto para os usuários quanto para os robôs do Google. Quanto mais amigável for o seu site, mais tráfego e mais vendas. As impressões no site referem-se principalmente a:

-Otimização móvel;

-Indicadores básicos de internet;

-Velocidade da página.

5. Crie uma lista de e-mails e um boletim informativo

Uma das maneiras eficazes de criar tráfego eficaz em sua loja sem gastar dinheiro é criar uma lista de e-mails e um boletim informativo. Por que é eficaz?

 Porque você alcança pessoas com quem já entrou em contato e que se interessam pela sua oferta. Você também pode usar o boletim informativo para incentivar a conversão, por exemplo, oferecendo um código de desconto. Dessa forma, você dá a impressão de que a oferta não está disponível para todos, mas apenas para clientes selecionados. Com a newsletter você também pode:

-Promover novos produtos,

-Informar sobre promoções, brindes, entrega grátis.

6. Cuide da implementação do chat

Os usuários geralmente desejam estabelecer contato com a loja online durante o processo de vendas. Se você deseja aumentar o tráfego da sua loja sem investir em uma promoção paga, adicione o recurso de chat.

Dessa forma, você facilitará o caminho de contato para o usuário. Você também pode usar um chatbot que assumirá o contato logo no início, antes de entrar em contato com o funcionário da loja. Lembre-se, porém, que implementar um chat requer suporte constante, preferencialmente por meio de uma equipe treinada especialmente para isso.