Confira todas as etapas do processo de decisão de compra do cliente

Confira todas as etapas do processo de decisão de compra do cliente

No post anterior, falamos sobre o que o processo de decisão de compra e porque entender ele é muito importante. Agora, o nosso objetivo neste novo artigo é te orientar a respeito das etapas que o consumidor é submetido até efetivamente adquirir o produto/serviço que ele precisa.

Por isso, acompanhe o nosso texto e fique por dentro dessas etapas que são tão importantes para ver os seus rendimentos aumentarem.

Entenda quais são as etapas que envolvem o processo de decisão de compra

O processo de decisão de compra é dividido em 7 etapas. Conhecer cada uma delas é importante, pois a empresa poderá saber como influenciar fazendo com que o consumidor compre o seu produto.

1 Pessoa reconhece a necessidade

O primeiro passo do processo de decisão de compra é reconhecer a sua necessidade. O cliente ainda não sabe que ele precisa comprar algo, pois ele tem em mente que tem uma situação que precisa ser resolvida. O foco aqui não está em vender, mas mostrar para a pessoa que ela tem essa necessidade.

2 Em busca de informações para resolver o problema

Depois que o cliente entende a sua necessidade, ele passa a buscar informações para resolver o seu problema. Para isso, ele pode recorrer a diversas fontes. Caberá ao marketing evidenciar a sua marca de tal forma que a pessoa enxergue que ela é a solução para os problemas.

3 Avaliando as alternativas antes de comprar efetivamente

Aqui, o cliente já tem uma lista de opções. Ele precisa saber qual é a melhor. Logo de cara, a pessoa vai excluir aquela que ela não pode pagar. A missão do marketing aqui será mostrar o valor que o produto tem para o consumidor por meio da construção de uma relação de confiança.

4 O ato da compra

Chegamos a etapa mais importante do processo, ou seja, a compra. O consumidor avalia todas as variáveis e agora está comprando. A sua equipe de vendas deve entrar em ação para evitar que fatores externos fazem com que a pessoa desista de comprar.

Na etapa do checkout é fundamental que o site tenha o menor número possível de elementos, pois isso não vai distrair o consumidor.  

5 Cliente consumindo o produto

É aqui que o cliente começa a consumir o produto e ter a sua experiência com a marca. A empresa precisa ter políticas voltadas às devoluções e trocas, pois isso é fundamental para o cliente.

6 Pós-consumo precisa ser avaliado

Mesmo depois que a compra é efetivada, o cliente precisa se manifestar, ou seja, falar se está satisfeito ou insatisfeito com o item adquirido. Nesta etapa, o consumidor vai conseguir vencer as suas expectativas.

Por isso, é indicado que sua empresa disponibilize ambientes para que a pessoa comente. Essa medida é importante para estimular outros clientes a comprarem de sua marca.

7 Descartando o produto

Na última etapa, o nosso objetivo não é mostrar que a pessoa vai “jogar o produto fora”, mas é importante possibilitar formas de pensar em sustentabilidade, pois assim a sua empresa será bem avaliada.

Gostou dessas dicas? Elas são importantes, pois isso vai te ajudar a entender como o seu cliente se comporta. Se precisar de mais alguma coisa, entre em contato com o nosso time, estamos à disposição para ajudar!