Estratégia de marketing 2022: como auditar e atualizar sua estratégia de marketing

Estratégia de marketing 2022: como auditar e atualizar sua estratégia de marketing

Sua estratégia de marketing para 2022 está pronta agora?

É um novo ano! É hora de organizar as coisas, atualizar seus planos e definir novas metas. 

Para a maioria de vocês, isso deve significar atualizar sua estratégia de marketing.

Mas como no mundo você deveria fazer isso?

Estamos prestes a mostrar exatamente como auditamos as estratégias de marketing e as atualizamos para um novo ano. Entre!

Hoje, vamos nos concentrar em atualizar sua estratégia de marketing para 2022, incluindo; 

  • O que auditar e por quê
  • Como prever tendências de marketing digital para ficar à frente da curva
  • E recursos que você pode achar úteis (nos concentramos em ferramentas gratuitas ou baratas) 

Vamos começar! 

Estratégia de Marketing 2022: Por que a atualização é tão importante?

“Configure e esqueça” foi um excelente slogan de marketing, mas não é uma boa estratégia de marketing .

Agora que é o ano novo e nos recuperamos da ressaca de comida do feriado, é hora de se reagrupar e começar o ano com o pé direito. 

Você deve atualizar sua estratégia de marketing regularmente. É uma coisa fluida que exige ajustes constantes, mesmo que sejam pequenos.

Idealmente, você está analisando os resultados todos os meses para que possa fazer os ajustes necessários. 

Mas você também deve planejar fazer uma análise de estratégia anual, auditoria e reinicialização. 

Passos sobre como auditar sua estratégia de marketing 2022

Você precisa começar olhando para trás. Pode parecer estranho, mas você precisa revisar o que está fazendo antes de decidir para onde está indo.

Etapa 1: coletar dados

A menos que esta seja sua primeira estratégia de marketing para um novo negócio,

toda essa atualização começa com dados.

Você pode ter todas as ideias divertidas e tirar muitas sonecas de uísque durante o dia de trabalho

a-la Don Draper e juntar gráficos lindos…

…mas se você não está formando isso usando dados, você está apostando muito. 

O tipo de dados que você deseja coletar varia de acordo com a plataforma.

Vamos orientá-lo sobre o que procuramos e algumas perguntas importantes a serem feitas. 

uma. Mídias sociais (pagas e orgânicas) 

Para publicidade social, acesse o Gerenciador de Anúncios em todas as plataformas que você usa e baixe os dados do último ano.

Estamos falando de tudo, desde:

  • gastos com anúncios,
  • cliques,
  • CTR,
  • conversões,
  • segue,
  • compromissos,

…e qualquer outra coisa que faça sentido para sua empresa, como ligações, leads ou mensagens. 

Aqui estão algumas perguntas a serem feitas: 

  • Qual foi o meu gasto total com anúncios? Quanto eu fiz? 
  • Qual foi a minha campanha publicitária de maior sucesso? 
  • Qual foi a minha campanha menos bem sucedida? 

b. Marketing de email

Você vai querer fazer login na sua plataforma de e-mail e navegar até os dados.

É aqui que você poderá ver estatísticas como:

  • total de inscritos,
  • conversões totais,
  • suas campanhas mais (e menos) bem-sucedidas,
  • relatórios de spam,

…e outras informações. 

Aqui estão algumas perguntas a serem feitas: 

  • Qual foi o e-mail mais popular que enviei no ano passado? 
  • Qual foi o e-mail menos bem-sucedido que enviei no ano passado? (Você vai querer analisar esses e-mails em detalhes mais tarde)
  • Minha contagem de inscritos aumentou ou diminuiu? 
  • Tive algum relatório de spam? 
  • Qual foi minha taxa de rejeição? (Quantos e-mails não puderam ser entregues)
  • Qual foi minha taxa geral de abertura?

c. Marketing de influenciadores

Se você estiver trabalhando com influenciadores, convém acompanhar cuidadosamente suas campanhas à medida que elas são executadas (de preferência não apenas uma vez por ano).

Aqui estão algumas perguntas a serem feitas: 

  • Quanto paguei pelo marketing de influenciadores este ano? 
  • Quanto dinheiro os influenciadores trouxeram? (Se você não sabe ou não sabe dizer, precisa melhorar sua estratégia de marketing de influenciadores)
  • Qual porcentagem do meu negócio veio de campanhas de influenciadores? 
  • Faz sentido continuar pagando influenciadores no próximo ano ou posso mover a criação de conteúdo internamente? 

d. Marketing de busca

Quantos de vocês estão anunciando no Google?

Devemos ver mais mãos do que isso, para ser honesto. O Google possui 92% do mercado de mecanismos de busca (selvagem, certo?)…

… e eles são donos do YouTube (que na verdade é um mecanismo de busca, nós sabemos).

Essas são duas plataformas gigantes que você não quer perder.

3,5 bilhões de pesquisas são realizadas diariamente, para que seus clientes estejam lá fora e esperando por você.

Acelere se não estiver. 

Aqui estão algumas perguntas a serem feitas: 

  • Quantos cliques meus anúncios receberam? 
  • Quantas conversões? 
  • Que tipo de anúncios funcionou melhor? 
  • Que tipo de anúncios devo experimentar este ano? 

Se você quiser saber mais sobre marketing de mecanismo de busca local , confira este post a seguir. 

Etapa 2: analisar os dados

O próximo passo para atualizar sua estratégia de marketing para 2022 é dar uma boa olhada em todos os dados que você coletou ao longo do ano e analisá-los.

Isso significa determinar o que funcionou, o que não funcionou, o que você gastou, o que ganhou e se deve fazer isso novamente. 

Algumas perguntas para se fazer: 

  1. Qual conteúdo teve melhor desempenho? E o pior? 
  2. Quem estava na plateia? 
  3. Quais plataformas você estava usando? Eles estão trabalhando? 
  4. Você tinha os recursos para manter o seu plano? 
  5. Alguma mudança na plataforma afetou meus anúncios? (ou seja, públicos semelhantes em declínio no Facebook) 

Etapa 3: observe novas tendências (e práticas desatualizadas para abandonar) 

Esta é uma das nossas partes favoritas. Você começa a olhar para novas tendências, atualizações de plataformas e compará-las com o que está fazendo.

Agora é a hora de abandonar quaisquer práticas desatualizadas que você ainda está usando e atualizar sua criação de conteúdo.

Analisamos artigos populares, relatórios de tendências do Pinterest, notícias de cada plataforma e nossas contas favoritas para ver o que eles estão fazendo. 

Não vamos focar em tendências específicas neste post, mas você pode conferir nosso post de tendências de anúncios do Facebook que postamos anteriormente. 

Etapa 4: determine como você definirá o sucesso (também conhecido como definir metas) 

Seja realista aqui; ganhar 10.000 novos seguidores em 3 meses com gasto zero provavelmente não será realista para você.

Fazer um post viralizar toda semana pode não ser uma boa meta. 

É melhor ter um crescimento mais lento, mas constante, que você obtém da consistência e do desenvolvimento de um relacionamento com seu público. 

Se você tiver dados existentes, tente fazer 10% melhor este ano do que no ano passado.

Se você não tiver dados, pesquise um pouco no Google para encontrar estatísticas ou dados médios para o seu setor e use isso como ponto de partida.

Falando em metas, não deixe de ler este post ao lado para saber como definir metas de mídia social para o seu negócio.

Passo 5: Faça um plano (e execute-o)

Agora você sabe o que funciona, sabe o que não funciona e já olhou para seus concorrentes.

De volta ao seu plano, no entanto.

Você também analisou novas tendências ou estratégias e auditou seu conteúdo para não ficar preso em um ciclo de 2012.

Nenhum de nós quer isso. 

Então, como você coloca tudo isso em um plano?

Você pode digitar isso em um documento, criar uma planilha, escrevê-la à mão ou qualquer outra coisa que funcione para o seu método preferido. 

Quanto a nós, gostaríamos de organizar assim: 

  • Quais canais nosso cliente está usando?
  • Com que frequência estaremos publicando?
  • Qual é o orçamento que nosso cliente tem para gastar com anúncios ou impulsionar postagens?
  • Que orçamento nosso cliente tem para a criação de conteúdo?
  • Que tipo de conteúdo estaremos criando?
  • De que recursos precisamos para executar a criação?
  • Existem outras ferramentas ou recursos necessários para realizar o trabalho?

Muito rápido, aqui está um aviso leve para você: não economize na coleta das ferramentas e recursos que você precisa.

Não force tudo isso no seu prato; que limitará sua capacidade de executar seu plano e alcançar seus objetivos.

Há muitas opções fora de fazer você mesmo que você pode explorar se estiver sobrecarregado. 

Isso pode parecer a contratação de alguém para ajudá-lo internamente (isso significa folha de pagamento, seguro, localização e verificação de funcionários e treinamento).

Você também pode seguir a rota freelance se não tiver capacidade para uma pessoa em tempo integral.

Ou você pode contratar uma agência de marketing digital para lidar com isso para você. 

Agora você tem uma estratégia de marketing atualizada 2022!

Sua estratégia de marketing para 2022 pode ser super elaborada e específica, ou pode ser um guia solto que muda todo mês.

Depende do seu negócio e setor, bem como de fatores externos, como a cadeia de suprimentos e a época do ano. 

Mas uma estratégia de marketing é essencial para descobrir qual conteúdo criar ou quais anúncios veicular e analisar se estão funcionando ou não.