Logo 3D: inovação e design atrativo

Logo 3D: inovação e design atrativo

Logo 3D: inovação e design atrativo

O logo 3D é uma das grandes tendências do design para os próximos anos. Isso acontece porque a moda tem comportamento cíclico, normalmente buscando o oposto do que era a regra há algum tempo atrás.

O movimento começa com o surgimento de uma tendência. Pouco tempo depois, inicia-se o movimento de contracultura, que prega algo oposto ou, pelo menos, bem diferente. Essa contracultura se torna a regra para, então ver surgir outra contracultura. E o ciclo se repete.

Há alguns anos, surgiu com força o design minimalista, pregando a necessidade de usar logos simples, com traços limpos e completamente adaptáveis. A tendência vem se esgotando e um estilo mais complexo vem surgindo para tomar lugar. É nesse contexto que o logo 3D vem ganhando popularidade.

Mas como usar esse tipo de logo na sua empresa? Será que qualquer empresa pode utilizá-lo? É o que veremos a seguir!

O que é um logo 3D?

Um logo 3D é aquele que usa elementos tridimensionais ou que simulem a tridimensionalidade para poder representar a ideia da empresa e transmitir seus ideais.

Um exemplo clássico de logo 3D foi o símbolo inicial do PlayStation, console da Sony. O video-game usava um logo que era composto por um P de pé e um S deitado, simulando seu efeito de sombra.

Considerando que o PlayStation era um dos primeiros consoles a inserir gráficos tridimensionais em seus games, a logo fazia absolutamente todo o sentido do mundo.

Com o passar do tempo, a tridimensionalidade nos logos das empresas começou a ser substituído por elementos mais chapados e bidimensionais.

No entanto, agora o estilo vem retornando para ser uma das grandes tendências dos próximos anos. Um exemplo disso é o logo mais recente da Netflix, que usa o sombreado para criar uma quasi-tridimensionalidade no seu N.

Quais os benefícios de ter um logo 3D?

Se os logos tridimensionais estão retornando à luz da ribalta, quais são os benefícios que as empresas obterão ao usar esse tipo de estilo em sua identidade visual? Confira a seguir!

Os logos 3D chamam a atenção

Um dos fatores que mais incentiva o uso de logotipos tridimensionais está no fato que eles chamam mais a atenção dos usuários por causa do seu visual mais único e moderno.

Esse efeito é potencializado pelo fato de que praticamente todos os outros logos atualmente são bidimensionais. Hoje em dia, quem tem um logo 3D está na vanguarda da identidade visual, ganhando muita atenção pelo simples fato de se destacar na multidão.

Imagine o flyer de um evento que conta com a lista de patrocinadores na parte de trás. Se todas as empresas têm logos chapados e bidimensionais, mas uma delas tem logo 3D, quem você acha que mais vai chamar a atenção do público?

O logo em 3D causa um impacto no público

Por chamar mais a atenção, o logo 3D também causa mais impacto no público que outros estilos visuais. Por causa disso, ele também consegue transmitir mais a mensagem e ideia que quer passar para os consumidores.

Na prática, mesmo desconsiderando elementos como a moda ou tendência, o logo tridimensional consegue transmitir muita criatividade e dinamismo quando bem usado. Aliás, nenhum outro estilo tem tanto “poder” assim.

O logo 3D permite mais possibilidades criativas

Uma das vantagens de trabalhar com logos tridimensionais é que eles permitem uma maior liberdade criativa por parte dos designers, especialmente quando combinados com elementos como ilusões de ótica, psicologia de cores, espaço negativo e outros conceitos.

Por causa disso, o logo 3D é terreno fértil para o nascimento de ideias criativas e poderosas, que causam um enorme impacto positivo no público.

Como trabalhar com um logo tridimensional?

Todo designer ou diretor de empresa precisa ter em mente que o logotipo tridimensional, por si só, não faz milagre. Ele vai chamar mais a atenção e captar o foco do público, mas é necessário ter algo a dizer.

Afinal, um impacto maior, quando mal usado, também causa um estrago maior.

Portanto, o primeiro passo para criar um logo 3D é pensar em que tipo de impacto a empresa quer causar no seu público. Vale a pena escrever em um pedaço de papel algumas palavras e conceitos que se quer transmitir.

Depois, é importante pesquisar e testar ideias criativas de como transmitir esses conceitos de maneira visual, sem o auxílio de palavras e que qualquer pessoa possa compreender as informações.

Hoje em dia, o logo 3D não é mais carregado e cheio de textura como antigamente. Por isso, é possível usar traços simples e limpos, de modo a evocar uma tridimensionalidade mais legível.

Para finalizar, é importante testar a percepção de um público controlado sobre o novo logo de modo a garantir que ele passa exatamente o que a empresa quer transmitir.

Gostou de aprender mais sobre o uso do logo 3D? Você acredita que esse estilo realmente se tornará tendência em breve ou ainda aposta no visual mais bidimensional e mais minimalista? Comente abaixo com a sua opinião!