Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento começou a se desenvolver nos anos de 1990, juntamente com a popularização da internet, porque os consumidores passaram a ser mais exigentes.

Eles queriam se sentir especiais e obterem respostas rapidamente, de forma clara e precisa. Em tempo real. Esta exigência levou as organizações a se adaptarem e investirem em relacionamentos mais consistentes. Não era mais possível tratar os consumidores como se eles fossem uma massa, tudo igual.

As mercadorias não eram mais produzidas em série.

A internet possibilitou que as organizações mantivessem um serviço de “compra customizada”.

Dependendo da sua idade, você vai se lembrar quando isso começou.

O cliente acessava o site e montava a mercadoria de acordo com seu gosto pessoal. Era assim com computadores, roupas, calçados e até mesmo, carros.

Tais mudanças funcionaram como uma remodelagem das relações entre consumidores e empresas, e acabaram se direcionando para o que hoje conhecemos como marketing de relacionamento.

O que é Marketing de Relacionamento

É um novo desdobramento do conceito de marketing, cujo cerne principal é uma parceria, uma relação de mão dupla que a empresa estabelece entre ela e o cliente, de forma positiva, com o objetivo de tornar mais duradoura a interligação que se inicia com uma venda.

O objetivo é fazer com que o cliente sinta vontade de comprar novamente da empresa e para isso vale oferecer a ele alguns benefícios.

Por que fazer?

Porque estamos vivendo num cenário altamente competitivo, com uma grande oferta de produtos semelhantes o que ocasiona uma indiferença do consumidor quanto aos fornecedores desses produtos.

Para ele, tanto faz comprar de você ou de outra pessoa; o importante é que o produto resolva problema dele.

Além disso, a competição dos preços é bastante acirrada e as mídias tradicionais já não trazem o mesmo retorno de antigamente. E, finalmente, porque os clientes não se contentam mais em serem tratados como iguais.

Eles querem exclusividade.

O propósito da nova forma de se fazer marketing

Entender o cliente, encantar o cliente, conquistar o cliente e manter os clientes satisfeitos.

Este propósito se baseia na premissa de que não é mais interessante focar no cliente. O que importa agora é saber qual é o foco do cliente.

Como se faz marketing de relacionamento?

O bom relacionamento com o cliente deve começar a se estabelecer desde o primeiro contato.

A atenção dispensada a ele deve ser necessária para que sua intenção de compra se concretize e esta relação se prolongue para que novas oportunidades de venda sejam aproveitadas.

Entenda que esta modalidade de marketing não é um apanhado de atividades voltadas a agradar o cliente.

Estas atividades serão apenas a parte executória do marketing.

O que este tipo de marketing propõe é muito mais uma cultura da empresa. Você e todas as pessoas envolvidas com o empreendimento devem estar alinhados com este objetivo de “encantar” o cliente.

Compensa investir nesta modalidade de marketing?

Apesar de as estratégias de marketing representarem um conjunto de esforços, é altamente compensador. Estatísticas apontam que manter um cliente tem um custo até cinco vezes menor do que conquistá-lo pela primeira vez.

Por ser uma via direta de comunicação com o cliente, este tipo de marketing permite oferecer conteúdo de forma segmentada e ofertas complementares, aumentando as chances de conversão.

A vantagem de fidelizar um cliente é fazê-lo pensar na empresa sempre que precisar de um item que ela disponha em seu catálogo de vendas.

Primeiro sua empresa valoriza o cliente, depois, ela é valorizada por ele.

Dica: Inscreva-se no site Gerenciando Web.

Ao se inscrever no site você tem acesso a um treinamento gratuito sobre estratégias para alcançar mais clientes utilizando a internet.

Estratégia 

Monte uma estratégia de marketing de conteúdo com base em ações que visem a Atração, a Conversão e a Manutenção do cliente.

Atração: Visam tornar seu produto ou serviço conhecido do grande público. As ações que têm este objetivo são a Propaganda (Facebook Ads, Links Patrocinados, E-mail marketing e outros); Publicidade (FanPage, Postagem em Blogs, E-mail marketing e outros); etc.

Conversão: O objetivo desta etapa é fazer com que o lead que chegou à sua página através das ações de atração, efetivem a compra. Nesta fase é importante encaminhar seu potencial cliente para um “funil de vendas”.

Outros fatores que influenciam a conversão são um visual agradável do seu blog/loja virtual. No caso de lojas físicas, treinamento da equipe de atendimento, vitrine e visual externo.

Manutenção: Para que o seu cliente continue comprando, considere algumas questões para refletir e, com base nas respostas planeje suas ações de marketing.

  • Por que meu cliente continuaria comprando de mim?
  • Por que ele indicaria minha loja e me traria novos clientes?
  • Quanto vou investir para manter meu cliente?
  • Em que ações aplicarei este investimento?
  • Qual o retorno deste investimento?

Alguns passos para fidelizar clientes

  • Peça retorno: pergunte se seu cliente ficou satisfeito com a compra, se o produto correspondeu às suas expectativas. Isso pode ser feito com uma pesquisa de satisfação.
  • Dê atenção individualizada: Se o cliente não ficou totalmente satisfeito, procure saber o motivo e trate-o com mais atenção ainda. O suporte pós venda é imprescindível para que o cliente sinta vontade de comprar de novo.

Se ele ficou satisfeito, ofereça material interessante e curioso sobre o produto que seu cliente adquiriu.

Por exemplo, se ele comprou um produto digital voltado a relacionamentos, envie a ele conteúdo com dicas de como se vestir ou se comportar num primeiro encontro, etc.

  • Facilite as compras: Ninguém gosta de ficar preenchendo formulários intermináveis. Simplifique o quanto puder a ação da compra.
  • Ofereça brindes personalizados aos seus clientes mais fiéis: bônus (campanhas do tipo “amigo que indica amigo”, descontos, ofertas especiais (lançamentos em primeira mão), presentes para decoração, ou decoração em geral, etc.
  • Supere expectativas: Todas as ações acima têm a finalidade de fazer o seu cliente lembrar-se de você sempre que precisar de um item que você tenha para vender. Superar as expectativas do seu cliente é uma forma de se destacar entre os vários fornecedores do mesmo produto.

Como criar um blog

Um blog, de preferencia na plataforma WordPress é fundamental para aplicar estratégias de atração, conversão e manutenção de clientes.

Por este motivo recomendamos a leitura do artigo como criar um blog WordPress do site Gerenciando Web já mencionado anteriormente.

O artigo é muito completo e aborda conteúdos avançados sobre sites e blogs WordPress. Confira.

Quanto os resultados vão aparecer?

Pode se dizer que  este tipo de marketing está atingindo seus objetivos quando os clientes passam a se referir à empresa de forma positiva, mostrando satisfação por terem feito negócios com ela. O cliente satisfeito é a melhor forma de propaganda e é assim que novos clientes serão estimulados e atraídos para comprarem também.

Neste estágio do relacionamento, os compradores deixam de ser simples clientes e se tornam fãs da marca.