Dicas de marketing para pequenas empresas

Dicas de marketing para pequenas empresas

O marketing para uma pequena empresa pode apresentar alguns desafios.

Porém um departamento de marketing de orçamento menor não significa, no entanto, que os esforços precisam ser menos eficazes.

SEO

SEO, ou otimização de mecanismos de pesquisa, é uma técnica de marketing digital projetada para ajudar sites e páginas individuais ou conteúdo a ter uma classificação alta nos principais mecanismos de pesquisa.

 O objetivo de uma classificação mais alta é aumentar a visibilidade da sua empresa. Pesquisas recentes mostraram que as pessoas olham apenas para a primeira página de resultados ao digitar uma pergunta no Google.

Uma melhor visibilidade para o site da sua empresa geralmente significa mais vendas e engajamento, desde que o conteúdo que você forneça seja da mais alta qualidade.  

Você sabe que a otimização de mecanismos de pesquisa é importante para o seu marketing digital, mas como criar com sucesso uma campanha de marketing de SEO melhor? 

Entenda seu público

Recentemente, as empresas vêm tentando entender melhor seu público-alvo, o que faz parte do constante impulso ao inbound marketing. Essa mudança lenta, mas constante, deve-se ao fato de que o inbound marketing tem um maior retorno sobre os negócios e gera um ROI maior do que os métodos tradicionais de outbound. Mas para que o Inbound Marketing seja eficaz e com o maior ROI, você precisa entender seu público.

Quando se trata de um SEO melhor, entender seu público pode ajudá-lo a escolher melhores palavras-chave e formatos de conteúdo.. Ao pesquisar seu público-alvo, defina seu grupo-alvo com base em idade, sexo (se aplicável), nível de renda, preferências, nível educacional e outras características relevantes do setor.

Use legendas ocultas em seus vídeos

Os vídeos estão se tornando cada vez mais populares entre o público moderno e estão entre os itens mais compartilhados nas plataformas de mídia social. A maioria das equipes de marketing dedica uma parte de seu tempo e dinheiro ao desenvolvimento de vídeos de alta qualidade, mas fica confusa sobre como ajudar esses vídeos a ter uma boa classificação nas SERPs.

Além de escrever um ótimo título e descrição de filme que inclua palavras-chave básicas relacionadas ao tópico principal, aplicar legendas pode ajudar seus vídeos a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa. As legendas ocultas geralmente são usadas para ajudar pessoas com deficiência auditiva a assistir a filmes. Elas também ajudam os bots dos mecanismos de pesquisa a entender melhor a ideia principal do vídeo durante a indexação.

Inclua texto abaixo de seus gráficos e vídeos

Outra ótima maneira de indexar seus vídeos corretamente e ter uma classificação mais alta nas SERPs é colocar um pequeno parágrafo de texto abaixo deles. Essa técnica também funciona para gráficos postados em um site ou blog .

O texto abaixo de vídeos ou gráficos não precisa ser longo. Uma frase ou duas descrevendo brevemente sobre o que é o conteúdo é suficiente. Quando os bots rastreiam seu site, eles agrupam as informações de uma única página para entender melhor sobre o que é a página inteira.

Use links internos e externos

Links internos são links em conteúdo escrito que direcionam os usuários para outra parte do site. Esses links devem estar relacionados ao conteúdo original e permitir que o usuário se aprofunde no tópico se quiser saber mais. Esses links não apenas ajudam os bots a indexar melhor seu site, mas também mantêm os visitantes por mais tempo em seu site. Um tempo de visita mais longo se correlaciona com uma maior probabilidade de alguém fazer uma compra em seu site.

Os links também ajudam os bots a indexar seu site. Uma das maneiras conhecidas de classificação de sites no Google é por meio de links para fontes relevantes e altamente confiáveis. 

No entanto, a principal maneira de os links externos ajudarem o SEO é ajudando outras empresas a ter uma classificação mais alta no mecanismo de pesquisa. Isso pode parecer contra-intuitivo, mas lembre-se de que é muito mais provável que as pessoas ajudem a criar um link para o seu site se você criar um link para o seu.

Interaja com o seu público na redes sociais

Não importa o que é a sua empresa. É uma desentupidora caraguatatuba? Ou uma lancheria em Niterói? Qualquer nicho que escolheu, é essencial que crie um relacionamento com o seu público. Responda as perguntas, dê feedbacks, crie soluções para os seus problemas.

Hoje o feedback dos clientes, e aquilo que eles falam nas redes sociais é quase mais importante do que o próprio marketing pago. Então, valorize a humanização do seu perfil!