O que é um funil de vendas?
A decisão de finalizar a transação é precedida por uma série de passos que o cliente deve seguir para chegar ao destino. Ou seja, comprar um produto que atenda às suas necessidades. As etapas individuais desse processo são apresentadas em um funil de vendas.
Alcançar o sucesso nos negócios requer ação ponderada e uso habilidoso de ferramentas que permitem o direcionamento. Uma delas é o funil de vendas.
Funil de vendas – o que é?
O que é um funil de vendas? Isso nada mais é do que um processo de vendas apresentado na forma de uma pirâmide invertida.
As vendas são o resultado de como anunciamos um determinado produto, como vamos despertar o interesse de um cliente em potencial e entender corretamente suas necessidades. O funil de vendas é uma técnica extensa e eficaz que possibilita a segmentação de clientes (classificação de leads), o planejamento das atividades de marketing e a previsão de resultados de vendas.
A construção de um funil de vendas é uma apresentação de etapas individuais que são realizadas pelo destinatário, desde o primeiro contato com a marca até a realização da compra. Assim, em todas as fases do processo de vendas.
Cada um de seus níveis subsequentes (que são definidos individualmente pela empresa) permite restringir os grupos de clientes em potencial. No fundo do funil, há pessoas dispostas a comprar a solução que oferecemos.
O funil de conversão é uma visualização de etapas individuais do processo, cujo final – o fechamento da venda, depende das atividades promocionais e de marketing realizadas.
Como usar o funil de vendas?
Agora que já sabemos o que é um funil de vendas (funil de marketing), vamos explicar porque vale a pena criá-lo. Em suma, é a base para uma estratégia bem pensada de ações promocionais e uma forma de aumentar a taxa de conversão. O desenvolvimento detalhado do funil de vendas e a classificação dos leads (dependendo da etapa de compra em que estão localizados) permite fazer as perguntas certas e fornecer respostas igualmente adequadas para despertar as necessidades, construir nossa imagem de especialista e fazer o destinatário comprar!
O funil de vendas é extremamente útil para entender as diferenças entre os clientes em diferentes níveis e para padronizar as atividades dos vendedores.
O funil nos permitirá determinar os métodos e ferramentas mais adequados que aumentam as chances de aquisição de um cliente, que corresponderá exatamente às expectativas, em todas as etapas da jornada de compra. O funil de marketing é a otimização de processos, economizando tempo e recursos e maximizando o lucro de cada cliente em potencial.
Existem três categorias de funis de vendas:
topo do funil – nesta fase do funil, o mais importante é atrair tráfego como parte das atividades realizadas (pago e gratuito). Podemos focar em oferecer conteúdo substancialmente rico, focar em despertar o interesse pelo produto. Por exemplo, conteúdo para alguém que procura um chaveiro 24 horas itajai, ou o melhor curso sobre moda para comprar. Conteúdos que agreguem e resolvam o problema do público.
Também vale a pena considerar o posicionamento e investir em campanhas pagas. Graças a isso, nossos destinatários aumentarão o reconhecimento da marca.
meio do funil – a parte do meio do funil. É aí que o potencial comprador do topo do funil, sabe que usar uma determinada solução pode trazer benefícios. As necessidades despertadas motivam-no a conhecer melhor as soluções disponíveis e a comparar a oferta da concorrência.
O que fazer para ganhar com isso? Ganhe confiança! Como sabemos, não há venda sem ele. Nesta fase, será útil enviar destinatários para páginas de destino dedicadas, enviar e-mails com os detalhes da oferta, informar diretamente o que a compra de uma determinada solução trará. É um marketing de conteúdo bem pensado que aumenta a chance de adquirir clientes em potencial.
fundo do funil – nesta fase do funil de vendas, os consumidores interessados na oferta estão a um passo de tomar uma decisão de compra. Como levá-los a comprar? Podemos usar a prova social de acerto (avaliações, classificações, histórias de sucesso) ou propor bônus!