O que é guest post e como fazer?

O que é guest post e como fazer?

O que é guest post e como fazer?

Não importa se você tem um site de vendas online ou um site institucional, você sabe o que é guest post e como fazer?

Quando as pessoas começam a pesquisar sobre criação de conteúdo otimizado (SEO) é normal que elas encontrem por publicações falando sobre guest post. Mas, afinal de contas, esse é um tipo diferente de postagem normal no blog?

Um guest post é um artigo escrito e postado no blog de outra pessoa. Quando você escreve algo em seu próprio blog, é apenas um “post”, mas no blog de outra pessoa o escritor é um “convidado”.

Postagens de convidados são ferramentas valiosas para marketing de reputação por vários motivos, como fazer com que sua marca seja mencionada ou ocupar resultados de consulta de pesquisa de marca.

Mas a maioria das pessoas o usa para incorporar backlinks, o que é muito importante para SEO.

Se você encontrou o blog de outra pessoa para blogar, então você é o “autor convidado”. Assumiremos que você está fazendo isso para divulgar e esperar obter um link de volta para uma de suas publicações de blog ou páginas de site.

Continue a leitura para saber mais sobre guest post e como fazê-lo!

O básico sobre guest post

Aqui estão algumas diretrizes sobre como escrever guest posts que você deve saber. Há muitas informações na Internet sobre esse assunto, mas aqui estão os princípios básicos rápidos e simples.

Coisas importantes a lembrar sobre guest post

  • As publicações de guest post devem ser bem escritas. Os motores de busca estão cada vez mais exigentes e as pessoas também.
  • Eles precisam estar no assunto. As pessoas devem querer lê-los para obter o valor máximo.
  • As pessoas devem querer compartilhá-los usando as redes sociais. Compartilhar aumenta o número de leitores.
  • Os links externos devem ser úteis e relevantes para o artigo. Ancorar o texto sobre os links de forma precisa.
  • Não poste em sites que claramente postam muito conteúdo de convidado porque os links são praticamente inúteis.

Quem pode escrever uma postagem de convidado

Seja para ranquear seu site de viagens ao Pantanal, safaris, lojas virtuais ou qualquer empresa que faça o SEO do seu site, o guest post auxilia na costrução de links.

Quase qualquer pessoa pode escrever um guest post, mas poucos podem escrever um realmente bom que se torne viral.

Geralmente, você não pode “fazer” uma postagem se tornar viral. Mas não precisa se tornar viral. Ele só precisa ser útil, dentro do tópico e bem escrito para gerar tráfego e gerar links ao longo do tempo.

Um bom guest post deve ser relevante e pode ter vários comprimentos. A maioria das postagens de convidados tem entre 500 e 1000 palavras, mas elas podem ser muito mais longas. Mais como 2500 palavras.

Algumas pessoas dizem que mais conteúdo significa que sua página da web tem chances de uma posição elevada nos resultados do Google.

Para uma visão geral detalhada de como escrever uma postagem para pessoas e mecanismos de pesquisa, é importante que você pesquise mais sobre Marketing de Conteúdo para SEO.

Às vezes vale a pena contratar um profissional para escrever posts de convidados, porque fazer isso de forma consistente é importante.

Princípios básicos do título da postagem do blog

Digamos que você atue no ramo de vender itens de barbear na cidade de São Paulo e a frase de pesquisa que deseja utilizar é “Fornecedor de barbearias em São Paulo”.

Nesse caso, você pode ter escrito artigos para postar no blog de outra pessoa e essas postagens podem ter títulos como estes:

  • Melhor tesoura para barbear;
  • Dez principais perguntas sobre barbearia respondidas;
  • Dicas para ter uma barbearia de sucesso;
  • Como começar uma barbearia;
  • Como encontrar um bom fornecedor de barbearia?

Se você é um barbeador, esses títulos são realmente precisos (e atraentes) para o seu nicho. Lembre-se de que o objetivo de um título é ser clicado nos resultados da pesquisa.

Mas também tenha em mente que alguns títulos podem ser clickbait (isca de clique). As manchetes clickbait destinam-se a induzi-lo a clicar (daí o nome), mas o conteúdo nem sempre corresponde ao que você esperava. Aqui está um exemplo de título clickbait:

Você não vai acreditar no que os médicos encontraram no abdômen dessa garota!

É uma manchete clickbait porque cria um vácuo de informação em sua mente.

Ideias de títulos para postagens de convidados

As manchetes comuns de blogs / guest posts incluem as seguintes ideias e elas devem ser a semente para a sua criatividade nos títulos:

  • O que é…
  • Como…
  • Dicas para…
  • Exemplos de…
  • Melhores exemplos de …
  • Benefícios de…
  • Alternativas para …
  • [Processo] modelo …
  • [Produto] vs. [Produto] …
  • Como consertar…
  • Como usar…
  • Como integrar …
  • Como cancelar …

Conclusão

Para finalizar o post, tem duas coisas com as quais você precisa ter cuidado ao criar e aceitar guest posts.

Ao inserir os links nos guest posts – que podem ser links do seu site, blog ou de sites relevantes -, é necessário ter muito cuidado.

Esses links devem ser de qualidade, já que a inserção incorreta de links é explicitamente contra a política do Google e, se eles descobrirem, você poderá receber penalizações, como perder posicionamento nos resultados de pesquisa.

Além disso, no momento de criar conteúdo para um blog parceiro, ou aceitar conteúdo de guest post, confira se esse site é confiável.

Fora isso, a postagem de convidado é uma maneira muito segura e eficiente de aumentar suas classificações e conquistar novos visitantes. Então, agora que você já sabe o que é guest post e como fazer, aproveite!