Persona: o que é e por que preciso ter?
Persona? Esse termo soa familiar pra você que é empreendedor? Não? Apesar disso, ele deveria não só soar, como sua empresa deveria ter uma. É? Como assim, você pode estar se perguntando? Ficou interessado? Então, venha saber o que é persona e porque você deve ter!
Definindo persona
Luiz, 26 anos, é engenheiro, curte rock, prefere fazer compras pela web e pretende abrir um negócio. O Luiz é a sua persona. Como assim? Simples! A persona da sua empresa nada mais é do que a representação fictícia daquele que você classifica como cliente ideal.
Para a construção da persona, a empresa precisa ter como base dados reais sobre como os clientes se comportam, quais são as suas principais características, motivações, desafios, objetivos e até mesmo preocupação.
A partir do seu público-alvo, a sua persona pode ser definida, pois por meio do contato que se estabelece com o seu público, todas as informações vão sendo levantadas e as que são comuns vão sendo separadas.
Como começar?
Se a sua empresa já possui uma base de clientes, é hora de começar a construir a sua persona. Não se apavore, pois de fato, pessoas diferentes já compram o seu produto ou o seu serviço.
Tenha em mente que a definição da persona não se pauta apenas em região, idade e sexo, mas principalmente por sua preferencias e como elas costumam consumir. A composição da persona não se restringe a produção de uma pesquisa numérica.
Além do que mencionamos anteriormente, a definição da sua persona vai passar também por uma avaliação das pessoas que estão satisfeitas com a sua empresa e a das que não estão satisfeitas, pois o foco aqui é entender qual a percepção que elas têm do seu produto/serviço e de quais são os principais desafios que elas estão enfrentando no uso.
Diferença entre público-alvo e persona
Ainda não está clara a diferença entre público-alvo e persona? Vamos explicar, porque é comum as pessoas acharem que é a mesma coisa, mas não é! Quando falamos em público-alvo, queremos dizer que ele consiste em um número grande de pessoas para as quais os serviços/produtos são comercializados.
Já quando vamos falar de persona, o objetivo é humanizar, ou seja, trazer pra perto, mostrar as principais características tendo como foco resolver o problema que aquela pessoa tem.
A construção de personas, pois você não pode se restringir a uma, é fundamental, porque a partir desse momento, a estratégia de marketing passa a ter um direcionamento mais focado e não abrangente como no caso do público-alvo.
A definição da persona fará com que a comunicação seja assertiva e não se perca no meio do caminho.
Por que ter uma persona é fundamental?
Além do mais, quando se tem persona, o estilo do seu conteúdo muda bem como o tipo, a estratégia de marketing passa a ter um alvo, os tópicos são definidos e fica mais fácil saber onde os seus “possíveis clientes” vão para encontrar as informações que precisam e o que eles fazem para consumir.
Entendeu como é importante definir a persona? Não consegue fazer isso sozinho? Então, venha contar com a ajuda da nossa equipe. Somos um time de marketing especializado na construção de estratégias certas para fazer o seu negócio deslanchar. Entre em contato agora mesmo!