Saiba por que o processo de decisão de compra é algo tão importante
Para alguns pode até soar estranho quando falamos em processo de decisão de compra ou, ainda, a mais recente expressão jornada do cliente. Contudo, para os donos de empresa essa expressão deve fazer parte do seu cotidiano, pois ela nada mais é do que o caminho que o consumidor percorre para comprar um produto e/ou serviço
Fato é que ela conta com diferentes etapas, necessidades e dúvidas. E, é aqui que os times de vendas e marketing vão entrar para fazer com que todas as etapas sejam vencidas e o cliente de fato compre o seu produto e mais do que isso, passe a ser fiel a sua marca.
Quem tem uma empresa precisa considerar que uma compra não é efetuada do nada. A efetivação dela só acontece depois de diferentes etapas que vão desde reflexões passando por ações que resultam na aquisição do serviço ou do produto em questão.
Por isso, é fundamental que as empresas entendam que a compra em si é um processo e entender como ele se desenvolve passa a ser uma estratégia efetiva para fazer com que sua marca venda mais.
Ficou interessado em saber mais sobre isso? Então, vem com a gente, porque vamos explicar o que é o processo de decisão de compra e a importância dele.
Definindo o que é o processo de decisão de compra
O processo de decisão de compra consiste no caminho que o seu cliente percorre até de fato ele clicar no botão para comprar. Assim, todo esse percurso é feito em etapas que tem início quando ele entende que tem a necessidade e chegando até no que ele vai passar com a compra efetuada.
Todo o esforço e o tempo que a pessoa interessada em comprar investe tem como base o valor do produto/serviço e a importância que ele tem para a sua vida. Por exemplo, a aquisição de um carro pode ter um processo de compra mais demorado do que o processo de compra voltado a uma roupa.
Mas, tem ainda um processo de compra que pode ser bem rápido quando você pega de uma gôndola no mercado um pacote de bolacha de forma até impulsiva. Além disso, isso vai envolver ainda fatores psicológicos, sociais, culturais, demográficos, entre outros. Por isso, é possível afirmar que todo esse processo tende a ter particularidades.
Por que a empresa precisa entender as etapas que compreendem o processo de decisão de compra?
No tópico acima, falamos que são diferentes fatores que impactam na jornada de compra. Por isso, é mais do que necessário que sua empresa entenda o processo, pois somente assim será possível evidenciar os motivos que fazem a sua marca ser imprescindível para ele.
Acompanhar todo o processo que leva ao amadurecimento até a aquisição permite estreitar os laços, fazer com que sua marca seja autoridade no assunto e, por fim, possibilite a aquisição dos seus produtos.
Tudo isso pode parecer, em um primeiro momento, um bicho de 7 cabeças, mas é muito mais simples do que se imagina, afinal é por isso que estamos aqui, para te mostrar como conquistar o seu cliente.
Desejando entender mais sobre a jornada de compra? Então, entre em contato conosco e siga acompanhando o nosso blog, pois vamos tratar ainda sobre as etapas do processo de decisão de compra!