Saiba como montar uma estratégia de Marketing do zero
As pessoas têm usado a internet e os motores de busca para encontrar novas marcas, novos produtos e compará-los. Com isso, a adoção de uma estratégia de marketing zero tornou-se essencial para as empresas.
Com efeito, mais do que uma mera ferramenta de distribuição, estas estratégias promocionais visam facilitar a comunicação com os consumidores e otimizar os serviços, tornando as interações mais satisfatórias.
Assim, as empresas podem encontrar leads, atraí-los e convertê-los em novos clientes, utilizando a web como canal principal para essas interações.
Tudo isso de forma mais precisa, personalizada e econômica do que os meios tradicionais. Comece a leitura para entender como fazer planejamento de marketing do zero!
Definindo uma estratégia de marketing
A internet é uma parte tão importante de nossas vidas que é quase impossível ficar sem ela.
Cada vez mais ela está presente na rotina para ajudar na realização desde as atividades mais simples, como obter o endereço de especialistas em centro de usinagem, até ações mais complexas, como colher dados e criar análises de mercado.
Como resultado, é cada vez mais raro ver pessoas desconectadas, seja em seus smartphones ou computadores.
Se nossos hábitos mudaram completamente com a web, com o processo de compra não seria diferente.
Isso porque, agora, pesquisamos os produtos e serviços que queremos no Google, seja para encontrar os melhores preços quando já sabemos o que queremos ou para buscar informações sobre um determinado produto ou serviço enquanto estamos pensando em comprar.
Além disso, também usamos a internet para saber mais sobre um problema que enfrentamos ou quando nem sabemos se existe uma solução/serviços para nos ajudar com a manutenção de uma guilhotina industrial, por exemplo.
Todas essas situações têm a ver com marketing digital: um conjunto de estratégias destinadas a promover uma marca na internet, utilizando diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.
Como fazer uma estratégia de marketing do zero?
Agora que você já sabe o que é marketing digital, é muito importante aprender um pouco mais sobre como integrar essas ações estratégicas ao seu negócio, obtendo mais oportunidades de negócio.
Como não existe uma fórmula única para todas as profissões, os gerentes terão de fazer pesquisas, mapeamento de mercado e análise de dados para tomar decisões a respeito da melhor forma de atrair visibilidade para uma marca.
Afinal, um empreendimento de aluguel de empilhadeira pode demandar ações diferentes das que seriam aplicadas por lojas de roupas para bebês, visto as diferentes características do público e do próprio negócio.
Baseie-se em um bom plano
Pensando no marketing digital, muitos empreendedores seguem a vontade de criar um site para o seu negócio e vários perfis do negócio em diversas redes sociais.
Embora esses passos sejam importantes, sem um planejamento adequado, eles podem falhar.
De fato, sem saber exatamente qual é a meta da empresa, as ações tomadas tornam-se imperfeitas ou sem sentido, e os resultados obtidos, cada vez menos favoráveis. É por isso que desenvolver um plano de marketing é tão importante.
Esse planejamento é utilizado para definir:
- Objetivos;
- Métricas;
- Metodologias;
- Dados a serem coletados.
Tudo isso contribui para o alcance dos objetivos da organização responsável por ensaio de dureza, ou qualquer outro segmento de serviço e/ou comércio, por exemplo.
Defina o público-alvo
Saber quem é seu público-alvo permite desenvolver estratégias mais personalizadas e criar produtos com maior chance de sucesso no mercado.
Por isso, ao desvendar os perfis desses compradores, também é importante definir claramente a imagem da marca nas redes.
Pode ser muito útil usar um software de CRM, pois ele permitirá a análise de clientes já convertidos e leads. Este estudo inclui o rastreamento de seu comportamento, gênero, idade e outros.
Invista em formatos variados
Atração é a palavra chave nas estratégias de marketing digital. Ao contrário do marketing tradicional feito em outdoors, televisão e rádio, é necessário engajar seus potenciais consumidores com o conteúdo certo.
Lembre-se de que, sem conteúdo de alto nível, uma fábrica de churrasqueira pré moldada ou qualquer outra empresa, não conseguirá prosperar no mundo digital.
Construa uma estratégia de textos que realmente envolva o público que você deseja alcançar. Faça o exercício sempre pensando no que atrai você e as pessoas ao seu redor, se elas são como seu público.
Construa a jornada do cliente
A jornada do cliente nada mais é do que a experiência que um consumidor tem com uma empresa, desde o primeiro contato até a construção de um relacionamento pós-venda.
Ou seja, todo o percurso que o indivíduo percorre até que de fato, por exemplo, concluir a compra de uma chaves de segurança.
Para fazer isso de forma eficaz, é preciso investir em ações que ajudem a entregar conteúdo relevante e personalizado, tornando a experiência do consumidor mais agradável para todos.
Acompanhar a jornada do cliente é uma ação que deve ser realizada periodicamente. Ela permite que o time de marketing ajude os clientes a identificar problemas, informá-los sobre a melhor solução e demonstrar os diferenciais da empresa.
As vantagens de um planejamento de marketing
O planejamento de marketing é de grande importância para o desenvolvimento das estratégias a serem seguidas.
Desde como o produto será tornado público (por meio de mídias sociais, por exemplo) até como essas informações serão divulgadas (por meio de fotos, vídeos, textos, etc.).
Desenvolver uma estratégia é fundamental no campo do marketing. Com o planejamento, você pode pesquisar e prever se o que você imagina vai dar certo, prevenindo surpresas desagradáveis.
Melhor compreensão interna
Certamente você já se perdeu no meio de tanta informação, principalmente quando se trata de publicidade e marketing. O plano de marketing também aborda essas questões e fornece uma melhor compreensão desses processos.
Ao rastrear inicialmente todos os dados de preços e produtos, ele organiza e permite uma melhor visualização dos dados, para que possa criar menus e apresentar, por exemplo, os galpões de lona com o preço certo.
Fidelização do consumidor
O plano de marketing visa o desempenho estratégico da sua empresa em diversos fatores, e um dos principais que não pode ser ignorado é o relacionamento com o cliente.
Todos conhecemos a situação atual do mercado, especialmente considerando a globalização. É fácil perder clientes para os concorrentes, por menores que sejam.
Muitas vezes, uma pequena oferta de fim de semana, uma postagem atraente no Instagram ou até mesmo uma resposta rápida e dedicada podem converter esse cliente.
O plano de marketing chama a atenção para esses fatores e planeja estrategicamente o que fazer para que esses clientes voltem a comprar balança comercial ou outras mercadorias com você.
Por isso, ser eficiente já no primeiro relacionamento cliente-empresa é muito importante, garantindo assim uma boa experiência do usuário.
Mas essa experiência não é apenas resultado de fatores passados: os clientes precisam ser acompanhados em todos os momentos, mesmo após a finalização da compra.
Identificação de concorrentes diretos e indiretos
Um plano de marketing eficaz inclui a identificação de seus concorrentes para que você possa comparar com os produtos de outros concorrentes.
É importante olhar sob uma perspectiva mais ampla tanto em relação aos concorrentes diretos quanto aos substitutos.
Essa avaliação proporciona uma visão fiel do nicho em que o negócio se encontra – e também dá insights para que a marca se mantenha relevante.
Vincular equipes
O plano de marketing dita o caminho que toda a empresa deve seguir. Se você quer funcionários comprometidos com sua causa, é importante compartilhar com eles um diagnóstico de onde a empresa quer chegar nos próximos anos.
Não estamos falando de projeções financeiras aprofundadas. Basta mostrar que existe um objetivo e um plano bem pensado e, para alcançá-lo, é essencial que todos trabalhem na mesma direção.
Formalizar os pensamentos
Sua empresa provavelmente possui todos os controles financeiros devidamente registrados, seja em softwares ou planilhas (se não, deveria!).
Os relatórios mensais são cuidadosamente compilados e analisados. Com marketing, isso também faz diferença.
Tudo deve ser registrado e analisado adequadamente. As pessoas entram e saem da empresa, e todos precisam saber qual é o plano da empresa.
Ter um plano de marketing formal e acessível para os diferentes níveis da empresa contribui muito para o alcance das metas.
Ter uma visão ampliada
Na agitação da vida cotidiana, é difícil parar para avaliar a organização de um modo mais detalhado.
As diversas tarefas operacionais acabam sobrecarregando o colaborador e você esquece de parar para pensar estrategicamente no seu negócio, deixando de fortalecer a inteligência competitiva da sua empresa.
Reserve um tempo a cada ano para implementar e modificar o plano de marketing, essencial para que a empresa seja vista e pensada sob uma ótica diferente.
Considerações finais
A etapa de planejamento é fundamental em marcas dos mais variados segmentos. Trata-se do momento em que os gestores vão decidir o que será implementado e como tudo vai correr.
Com o marketing digital não é diferente – na verdade, ter um plano de marketing como base faz toda a diferença!
Desde a escolha dos formatos e plataformas até a delegação de tarefas e o atendimento dos clientes, planejar exerce um papel de destaque.