Saiba quais são os desafios de um gestor de marketing para startups
Os gestores de marketing para startups encaram um mundo novo, mais desafiador e emocionante do que nunca.
Nesta nova era digital em que a sociedade está inserida, as startups estão redefinindo o mundo do trabalho e como são empregados os recursos preciosos que estão ao alcance.
Todas as startups são únicas, mas compartilham um terreno comum na experiência de serem desafiadas e levadas a limites altos, muitas vezes bastante estressantes.
Por mais empolgante que seja fazer parte do crescimento e prosperidade de uma startup, a cultura tecnológica chega com uma infinidade de desafios.
Com um orçamento limitado, as startups normalmente não podem contratar especialistas em marketing interno, mas precisam construir uma marca e investir dinheiro, o que leva tempo e paciência, para fazer com que a marca seja reconhecida e comece a se desenvolver.
Ao mesmo tempo, as startups também precisam de desempenho instantâneo para que possam crescer no mercado em que atuam, como aluguel de empilhadeira via aplicativo exclusivo.
O papel dos gestores de marketing para startups
Por outro lado, os gestores de marketing para startups encaram orçamento, equipe e recursos limitados em geral, e necessidade de conscientização da marca, demandando destreza para a realização das atividades.
Assim, por vezes, há a necessidade de educar o mercado e gerar oportunidades de vendas
Nesse contexto, o processo e a abordagem de marketing para startups possui pelo menos algumas particularidades abordadas na literatura de marketing – e certamente “vividas” por muitas organizações nos estágios iniciais de existência.
Em primeiro lugar, talvez mais do que outros processos, o marketing para startups é inovador. Recursos limitados colocam gestores e especialistas em marketing em uma posição que precisam encontrar soluções para essas deficiências, muitas vezes não convencionais.
Costuma-se dizer que o desespero leva à inovação.
Exatamente por isso, o termo “growth hacking”, centrado na criatividade e no uso de métodos não convencionais para alcançar um crescimento rápido e espetacular, é muito popular no contexto das startups da área de tecnologia.
Não se trata de reinventar a roda, mas sim utilizar conceitos e práticas populares como o manutenção de eletrônicos, neste caso mais especificamente ações de marketing e planejamento da marca, mas de uma maneira única, que possa chamar a atenção e facilitar a rápida divulgação, além de muita criatividade.
Além disso, a abordagem é de curto prazo. Isso é bastante natural, tendo em vista que o negócio ainda não tem história, as estimativas são difíceis de definir e, além disso, o objetivo é, em certa medida, a sobrevivência.
Desafios do gestor de marketing de startups
É nesse cenário que o marketing para startups passa a ser influenciado pela personalidade do gestor, que geralmente também é o dono do negócio, ou seja, um empreendedor.
Muitas vezes, a cultura organizacional de uma empresa jovem gira em torno do empreendedor, adotando características definidoras da personalidade dessa pessoa.
Diante desses desafios, a estratégia de marketing para startups encara diversos aspectos, entre os quais:
- Direcionamento;
- Mix de marketing;
- Posicionamento;
- Processo de segmentação.
Para uma startup, isso consiste, na maioria das vezes, em identificar um conjunto de prioridades, tomada de decisões e execuções.
No entanto, desde o princípio, é preciso identificar os desafios, para então propor soluções adequadas e satisfatórias para todos os envolvidos.
- Acompanhar as novas tendências de marketing
Com novas tendências aparecendo no ecossistema de marketing de vez em quando, pode ser difícil acompanhar as mudanças e implementá-las, como feito em um centro de usinagem voltado para o setor industrial.
Mesmo que essas tendências sejam benéficas para o gestor de marketing e a empresa a longo prazo, acompanhar os novos desenvolvimentos nas redes sociais, web design e publicidade pode ser bastante avassalador.
Para tornar o processo menos assustador, os gestores de marketing devem encontrar o canal no qual a maior parte do público-alvo passa o tempo, ou seja, aqueles em que os potenciais clientes estão presentes assiduamente.
Isso ajuda na adoção de tendências específicas desse canal, economizando muito tempo e energia.
- Fortalecer a comunicação interna
Com demasiada frequência, os gestores de marketing têm um papel único a desempenhar. Eles devem compreender os processos, identificar melhorias e preencher a lacuna entre as operações de negócios, marketing e vendas, criando fluxos completos e integrados entre as áreas.
No entanto, ao se tornar responsável por todos os processos, ou mesmo ao iniciar um novo sistema entre as equipes, não é incomum que ocorram sobrecargas ou falhas na comunicação.
Por esse motivo, todo o fluxo comunicacional deve ser bem elaborado e acompanhado, reduzindo riscos e ruídos.
Dessa forma, desde postar em blogs até garantir que os sites de venda de churrasqueira pré moldada sejam atualizados, e as estratégias estejam em vigor, há muitas responsabilidades de um gestor de marketing – demandando pleno gerenciamento, mas também alinhamento e auxílio das equipes para que ocorra da melhor forma.
Mais ainda, para auxiliar com a criação de padrões e gerenciamento de processos, é possível contar com ferramentas dedicadas e apropriadas, que auxiliam desde a conversa entre equipes até a criação de dashs para acompanhamento de resultados.
Além disso, os sistemas contribuem como a coleta, organização, análise e interpretação de dados, tornando mais fácil fornecer relatórios claros e atualizados.
- Alocação de orçamento
Quando se trata de usar o orçamento, espera-se que os gestores de marketing consigam gerenciar bem os custos, fazendo “manobras” para obter melhores resultados mesmo com investimentos reduzidos para divulgar a cordoalha de aço.
Para isso, é crucial conhecer os custos e segmentos que mais demandam de atenção, identificando quais orçamentos podem ser reduzidos e quais devem receber novos investimentos para otimizar os ganhos.
Embora não seja necessário que todas as marcas tenham grandes orçamentos, é vital dedicar investimento ao marketing responsável por ampliar o alcance, reconhecimento e vendas do negócio.
Mais ainda, é preciso ser realista com seus objetivos e quanto é necessário despender nesse sentido.
Quando se trata de um profissional de marketing com um orçamento apertado, o marketing digital é o melhor canal ao qual se pode recorrer, pois é econômico e rastreável.
- Geração de tráfego de qualidade
A geração sólida de leads é fundamental para o sucesso do marketing, pois ajuda a “mergulhar” o usuário na jornada do comprador e orientá-los a tomar uma decisão de compra de corrimão de inox para escada interna, por exemplo.
A melhor maneira dos gestores de marketing resolverem o problema da geração de leads é reconsiderar o conteúdo que publicam, recorrer a práticas de SEO (Search Engine Optimization) amigáveis, revisitar as personas dos compradores e investir em pesquisa paga.
- Posicionamento da marca
Outra meta de um gestor de marketing, é conseguir o posicionamento certo para a marca, se tornando uma atividade muito mais abrangente.
Uma corporação em nível mundial tem que garantir que cada um, dentre os vários departamentos internos, esteja à altura, incluindo vendas, serviços e outros setores que desenvolvem laudos técnicos, para alcançar o posicionamento correto na mente dos clientes.
No entanto, o marketing está no comando do posicionamento e a mensagem enviada pela empresa aos clientes por meio de anúncios, forma a principal impressão no cliente.
A marca precisa ser a número 1 no imaginário, ou pelo menos ficar sempre entre as primeiras posições.
Da mesma forma, deve estar bem posicionada nos canais online, como mecanismos de busca, para que alcance potenciais compradores e impacte nas vendas.
- Recall da marca
A startup pode até receber um feedback positivo do mercado consumidor. Mas agora como se faz o recall da marca?
Tal ação é necessária porque, por exemplo, depois de um mês ou mais, o cliente pode esquecer o anúncio e o negócio. Assim, é preciso rememorá-los e ativá-los. Então, quanto orçamento pode ser direcionado para o recall da marca?
Em um mundo repleto de tecnologia sofisticada, esses são apenas alguns dos desafios comuns enfrentados pelos gestores de marketing. A melhor maneira de superá-los é identificá-los e encontrar uma solução viável.
Mesmo assim, no fundo da mente, sempre permanece uma dúvida: e se o gestor de marketing para startups selecionar outra opção? E se fosse mostrada a outra mensagem de marketing em uma placa de ACM preço disponível para os consumidores?
Esta é a razão exata pela qual tantas agências de publicidade e de planejamento de mídia surgem e investem em capacitação profissional, bem como na realização de testes para avaliar quais ações têm melhor performance junto ao público. Afinal, é preciso continuar atuando nas estratégias certas.
Solução segue o caminho da modernidade
Assim como o mundo dos negócios tende a se expandir e acompanhar as novidades em todos os setores, as startups demandam soluções ágeis e atualizadas – para otimizar fluxos e até orçamentos. Inclusive, tais ações podem ser baseadas em métodos e técnicas tradicionais do marketing.
O inbound marketing inclui esforços publicitários que contribuem para que o consumidor encontre o produto ou a empresa de forma adequada, e não o contrário.
Na área de marketing digital, as atividades de inbound marketing podem envolver o desenvolvimento de um site que atraia visitantes naturalmente, por meio de diferentes ferramentas, entre as quais:
- Blogs;
- Podcasts;
- Redes sociais;
- Relações públicas;
- SEO;
- Vídeos.
Todas essas soluções requerem criatividade e capacidade editorial e, muito importante, o gerenciamento claro das equipes. Uma das principais vantagens é que, uma vez construídos, produzem resultados e impacto a longo prazo.
Conclusão
Todos esses aspectos podem fazer a diferença entre a sobrevivência ou o fracasso de uma startup, assim como podem oferecer premissas de crescimento e expansão.
Inclusive, é aí que entra o growth hacking proposto por muitos gestores de marketing para startups, especialmente quando uma empresa desse setor visa atrair financiamento para um maior desenvolvimento.
Os investidores estão interessados em histórias de sucesso, não apenas em ideias com potencial e, mais importante, querem negócios saudáveis.
É por isso que o growth hacking deve ser abordado com cautela, pois os números são importantes, mas devem ter uma base sólida, ou seja, um produto de qualidade, que encante os usuários.
Afinal, ter a experiência certa com um produto determina se os usuários se tornarão o principal motor para o crescimento do negócio de forma efetiva, situação ideal para uma startup com grandes planos de desenvolvimento.