Seu negócio decolando com 5 estratégias de marketing

Seu negócio decolando com 5 estratégias de marketing

Ao comercializar produtos e/ou serviços, o empreendedor que deseja alcançar o sucesso também precisa direcionar atenção à estratégia de marketing, avaliando quais redes sociais usar e quais anúncios criar, entre outras questões, para atingir o público correto.

Mais ainda, é preciso compreender que não há uma solução única, ou fórmula mágica, para implementar efetivamente uma ação. O que é possível é acompanhar tendências e práticas mais versáteis, mas adequando-as às necessidades e objetivos do negócio.

Assim, é crucial estabelecer uma estratégia de marketing bem estruturada, moldada a partir dos objetivos de negócios e informando os esforços que devem ser empreendidos.

Para isso, antes, é preciso identificar o público-alvo específico e estabelecer uma posição no mercado, como quais os concorrentes e qual valor, diferencial e solução deseja propor aos clientes.

Esses dados formam o roteiro para o sucesso do empreendimento, e a oferta de produtos e serviços para o mercado consumidor.

Ao desenvolver uma estratégia de marketing coerente e robusta, seja uma empresa que produz anéis de segmento para uma startup ou uma gigante multinacional, consegue-se promover os negócios, atrair o público-alvo e alocar recursos de forma eficaz, mantendo uma imagem de marca consistente.

Etapas básicas de uma estratégia de marketing

Uma estratégia de marketing não deve ser confundida com um plano de marketing. 

Isso porque uma estratégia define a direção e objetivos gerais, enquanto um plano de marketing descreve as ações específicas a serem usadas para alcançar os resultados estimados nas estratégias. 

Ou seja, um é o meio para o outro, sendo o plano um documento detalhado das ações a serem realizadas.

Nesse sentido, uma campanha eficaz de projeto de avaliação de conformidade começa com uma estratégia de marketing bem desenvolvida, sendo executada para que se defina os objetivos de negócios e criar um plano mais específico para os objetivos. 

A estratégia de marketing define a direção do negócio em si, e afeta todos os aspectos da operação. Sendo assim, a estratégia de marketing deve:

  • Conter uma proposta de valor;
  • Definir diferentes ações de marketing;
  • Descrever claramente produtos e serviços;
  • Fornecer análise de concorrentes e clientes;
  • Promover a base para o plano de marketing.

Com isso em mente, é possível seguir por etapas básicas que permeiam uma estratégia de marketing sólida, estruturada sobre técnicas que envolvem diferentes fases em que a empresa se encontra. 

  1. Realização de análise SWOT

Uma análise SWOT (Força, Fraqueza, Oportunidades, Ameaças, traduzido do inglês) é realizada para avaliar diversos fatores que podem afetar uma decisão de negócios e o crescimento de uma marca.

Esse processo foi desenvolvido por Albert Humphrey, do Stanford Research Institute, na década de 1960, para ajudar as pessoas que planejam iniciar e expandir os negócios. 

Uma análise SWOT também deve ser realizada regularmente para analisar se todos os processos de negócios, seja um estabelecimento comercial ou uma indústria voltada para a produção de blocos intertravados para a construção civil, estão funcionando de forma eficiente, ou quais as melhorias necessárias – facilitando o estabelecimento de planos de ação para otimizar os resultados.

Assim, deve ser realizado para avaliar se a estratégia de marketing atual ainda está atingindo os objetivos esperados.

Esse tipo de análise também oferece uma perspectiva clara sobre o que a empresa faz melhor (Força), áreas que precisam ser aprimoradas (Fraqueza), fatores que podem proporcionar uma vantagem (Oportunidades) e fatores que podem ter um impacto negativo nos negócios (Ameaça).

Assim, as informações geradas por uma análise SWOT ajudam a construir a base para a estratégia de marketing e planos de ação de uma marca.

  1. Determinar a proposta de valor

A estratégia de marketing deve ser baseada na proposta de valor da empresa, que gira em torno dos pontos fortes. 

Em termos simples, uma proposta de valor descreve o benefício exclusivo que a empresa que vende concentrador de oxigênio preço, por exemplo, oferece.

Isso inclui o mercado-alvo, o problema que a empresa resolve e o que a torna melhor que os concorrentes. Por isso, ao desenvolver uma estratégia de marketing, um fator essencial a ser considerado é a proposta de valor. 

Construir a estratégia de mercado com base em pontos fortes torna mais fácil para a empresa concentrar recursos que produzem os melhores resultados, alcançar destaque e disponibilizar um marketing mais preciso e direcionado.

  1. Identificação quanto aos objetivos

Ao desenvolver a estratégia de marketing, é crucial que se identifique os objetivos de negócios. As metas devem ser mensuráveis ​​e definidas dentro de prazos específicos. 

Isso permite que se avalie o sucesso e a eficácia da estratégia de marketing de desinfetantes hospitalares com precisão.

Mais ainda, ter metas de negócios claras facilita o monitoramento, identificando se os planos são consistentes com os objetivos e estão promovendo os resultados esperados. 

Também é preciso verificar se os membros individuais da equipe estão entregando os resultados.

Ao criar os objetivos de marketing, é preciso se certificar quanto à criação de, ao menos, 3 a 5 metas. 

As metas de marketing devem ser práticas e mensuráveis, compondo etapas do plano maior e devem ser baseadas em recursos atuais e proposta de valor. 

Definir metas realistas facilita o avanço da estratégia de marketing, sendo que o progresso deve ser avaliado regularmente. 

Uma boa estratégia de marketing também deve ser flexível.

  1. Pesquisa de mercado e perfil do cliente

A pesquisa desempenha um papel crítico no desenvolvimento da estratégia de marketing. De modo geral, dentre os aspectos envolvidos na coleta de informações de mercado estão:

  • Dados demográficos do público-alvo;
  • Potencial de crescimento;
  • Tamanho de mercado;
  • Tendências do setor.

A pesquisa deve ser realizada continuamente para identificar quaisquer mudanças no mercado. 

Uma estratégia de marketing permite ajustar o plano de marketing e ajuda a manter relevante quanto aos objetivos.

Como sempre, os clientes devem estar no foco dos negócios, identificando as necessidades desse público e como ressaltar essas informações. 

A pesquisa de clientes permite que a empresa que aluga guindaste giratório, por exemplo, proponha serviços que atendam às necessidades do mercado consumidor, desenvolvendo táticas de vendas com base em informações precisas e oportunas. 

As ferramentas de pesquisa fornecem informações detalhadas, incluindo os trajetos realizados, o que desperta o interesse e em quais canais vê e interage com a publicidade. 

Também ajuda a entender comportamentos e atitudes de compra em relação a diferentes marcas e produtos.

  1. Conhecer a concorrência

Analisar e entender o que os concorrentes fazem melhor pode representar metade do trabalho a ser feito ao traçar as estratégias de marketing. 

Afinal, é possível avaliar como os clientes reagem às campanhas e adaptar para as particularidades do próprio negócio, replicando e ajustando as estratégias. 

Ou seja, em vez de experimentar várias estratégias de marketing, vale empregar algumas já comprovadas, otimizando-as e obtendo resultados ainda melhores.

A avaliação de perfis concorrentes oferece uma visão aprofundada do que pode fazer os próprios negócios funcionarem. 

Essas informações incluem preços, quem são os clientes e como eles comercializam os produtos. 

A pesquisa de concorrentes também ajuda a desenvolver a própria proposta de valor, permitindo avaliar o que a diferencia da concorrência e o que faz a empresa ser melhor.

Vantagens de uma estratégia de marketing eficaz. 

Desenvolver a estratégia de marketing certa envolve muitos elementos que demandam atenção para que sejam executados de maneira adequada, proporcionando resultados.

Com o emprego de uma estratégia de marketing eficaz, é possível comercializar a empresa de maneira única, levando a vantagens competitivas atraentes. 

  1. Leva a novos clientes

Embora os clientes atuais sejam importantes, a aquisição de novos clientes é, em última análise, o principal objetivo de uma estratégia de marketing. 

Devido ao número de métodos de publicidade disponíveis, uma empresa pode atingir um grande público, por meio do marketing digital, utilizando técnicas e ferramentas como:

  • Anúncios pagos;
  • Marketing de conteúdo;
  • Redes sociais;
  • SEO (Search Engine Optimization).

Se a empresa confia na qualidade dos produtos e serviços que fornece, como junta de vedação  para o setor industrial, também deve considerar o efeito bola de neve. 

Quando os novos clientes estão satisfeitos com as compras, eles se tornam essencialmente embaixadores da marca em que confiam. 

Eles espalham a notícia, seja para amigos ou por meio de avaliações online, o que ajuda a aumentar a visibilidade dos negócios.

O resultado final é que a empresa tende a ganhar mais clientes e aumentar os números de vendas no processo.

  1. Envolve os clientes de forma eficaz

O marketing não é apenas uma ferramenta usada para atrair novos clientes. É também uma maneira de permanecer engajado com a base de clientes atual. 

Considerando o valor dos clientes existentes, é essencial que eles façam parte do plano de marketing.

Quando se pensa em engajar os clientes, é no sentido de enviar ofertas a eles. Esse não é o caso. Envolver-se com eles, pelo menos de forma eficaz, é fornecer-lhes conteúdo interessante e valioso.

Para isso, a base está em fornecer informações sobre a marca e os produtos/serviços de manutenção de máquinas industriais que a empresa oferece. 

No entanto, essas informações devem ser atraentes, para que os clientes tenham interesse desde o primeiro contato, como se houvesse um embrulho.

Uma maneira de fazer isso é criar postagens de blog ricas em conteúdo valioso. Outro método é utilizar as redes sociais para criar postagens visuais e humorísticas.

Ao interagir com os clientes, é preciso se lembrar de responder aos comentários e perguntas deles. Isso não apenas aumenta o senso de pertencimento, mas também cria novas chances de eles usarem a marca regularmente.

Conclusão

As estratégias de marketing melhoram o valor da marca, oferecem vantagem competitiva, melhoram os números de vendas, aumentam a participação no mercado e, mais importante, aumentam o lucro. 

Os benefícios abrangem toda a gama de operações de negócios, ajudando a empresa a crescer e pensar sempre para frente. 

Isso dá à empresa uma vantagem competitiva que permite criar um nicho no mercado, construindo a marca e ajudando os produtos e serviços a se destacarem da concorrência.

Uma estratégia de marketing ajuda muito a alcançar os objetivos da empresa, tornando um fator essencial do roteiro para o sucesso, além de manter as metas de curto prazo e futuros da empresa no caminho certo.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.