Seu negócio no Instagram com estratégias do funil de vendas

Seu negócio no Instagram com estratégias do funil de vendas

Você já ouviu falar no funil de vendas ou sabe como ele pode ser utilizado no Instagram? 

Esse funil funciona a partir de 3 classificações: topo, meio e fundo do funil e serve para indicar a fase em que cada cliente e lead se encontra no momento que tem contato com sua empresa e que busca conhecer mais sobre um tema ou um assunto. 

A partir disso, são elaboradas estratégias de marketing a depender de cada fase que o cliente está, levando em conta a produção de conteúdo direcionada e o crescimento do número de vendas em sua empresa. 

Neste artigo, falaremos sobre as etapas do funil, assim como essa excelente estratégia pode ser aplicada no instagram da sua clínica de varicocele tratamento

Acompanhe os detalhes no decorrer do artigo!

Conheça as etapas do funil de vendas 

Antes de falarmos sobre a produção de conteúdo nas redes sociais, sobretudo no Instagram, precisamos falar sobre as etapas que ajudam na formação do funil de vendas. 

A primeira etapa é o topo do funil. Nessa etapa, as pessoas ainda não tiveram contato com sua marca, assim como com seus produtos e serviços.

Por isso, essa é uma etapa em que as pessoas irão descobrir e aprender sobre o seu negócio.

Sua empresa realiza a produção de conteúdo sobre um problema que vai acabar trazendo orientações para o seu cliente sobre como resolver. 

No caso do Instagram, nessa etapa, a empresa realiza a análise das métricas identificando as curtidas que ocorreram em seu post, assim como as impressões e os alcances que ocorreram com sua publicação. É essencial que o público interaja com sua marca. 

A próxima etapa é o meio do funil, que é quando o cliente identifica um problema e agora, tem interesse em conhecer mais sobre o negócio. 

O nível de consciência sobre seu problema é muito maior, compreendendo sua empresa como um dos pontos de solução. 

Nessa etapa, as pessoas se tornam leads, ou seja, são clientes em potencial para o seu negócio. 

É nesse momento que as pessoas começam a tentar resolver seus problemas e por isso, inscrevem-se para receber mais conteúdos sobre sua marca. 

Essa inscrição pode ocorrer por meio do cadastro via email, o cliente preenche uma landing page ou até mesmo, fala com a empresa pelo chat. 

É fundamental que a empresa nesse momento fique atenta às mensagens via chat e os comentários nas redes sociais. 

A etapa final é a do fundo de funil, que é quando o seu cliente em potencial está consciente de qual é seu problema e encontrou as soluções em sua empresa que oferece serviços de veterinário 24 horas

A partir desse momento, sua empresa já pode apresentar seus serviços e produtos para o cliente, de forma ágil, rápida e precisa. É nesse momento que serão geradas vendas para o seu negócio, aumentando a lucratividade do seu negócio. 

Como o funil de vendas funciona no Instagram?

É um fato que as redes sociais possuem alta relevância na era digital, pois permitem a interação e o bom relacionamento da empresa com seus clientes. 

Uma dessas redes é o Instagram, que permite a publicação de fotos, vídeos, além da realização de lives. 

Como as pessoas investem horas do seu dia nas redes sociais, sobretudo no Instagram, é importante pensar nessa plataforma como uma ferramenta de vendas para o seu negócio.

Da mesma forma, é possível utilizá-la para consolidar sua marca e passar informações sobre assuntos ligados à empresa, como é o caso de cirurgia de vesícula. 

O Instagram também é importante porque permite: 

  • Engajamento com o público-alvo;
  • Conhecimento acerca do público;
  • Possibilidade de mensurar os resultados;
  • Publicação de assuntos e conteúdos diversos. 

Dessa forma, é importante pensar nas estratégias de cada etapa do funil de vendas, para conseguir captar, prospectar e convencer o cliente a comprar em seu negócio ou realizar um procedimento de prostatectomia radical em sua clínica.

Neste artigo, falaremos sobre as estratégias que podem ser aplicadas nas etapas do funil. 

Quais Estratégias podem ser aplicadas em seu topo do Funil?

No topo do funil, as pessoas estão no início da jornada e por isso, elas precisam ter um contato com sua marca. Por isso, é necessário pensar em um anúncio ou conteúdo no feed que chame sua atenção. 

Na biografia do seu perfil é possível apresentar o seu negócio, com poucas palavras. É possível criar também um perfil temático, levando em conta os assuntos e palavras-chaves que são mais escolhidas e pesquisadas pelo seu público-alvo. 

É o momento de publicar conteúdo interativo e que tire dúvidas do seu público-alvo sobre Cirurgia de catarata preço ou outro tema da sua área. 

Com o passar do tempo, o conteúdo publicado pela sua empresa começará a ter relevância e você conseguirá ter autoridade em sua marca. Nessa fase, o uso de stories é muito importante para prospectar clientes. 

Quais Estratégias podem ser aplicadas em seu Meio de Funil?

Também existem estratégias para o meio de Funil, que representam as pessoas que já são leads, ou seja, clientes em potencial do seu negócio. Existe uma conscientização sobre o problema e a partir disso, os clientes começam a buscar mais informações sobre o tema. 

Nessa fase, a empresa captura e-mails para realizar uma comunicação bastante direcionada e assertiva. 

Dessa forma, você direciona o conteúdo de forma segmentada e agrega valor ao seu conteúdo. 

Quais Estratégias podem ser aplicadas em seu Fundo de Funil?

A partir do entendimento sobre as estratégias que podem ser aplicadas no topo e meio do funil, em sua empresa que realiza serviço de cuidadora de idosos, vale a pena falarmos sobre estratégias utilizadas no fundo do funil. 

Os leads são clientes em potencial e chega um determinado momento em que eles estão abertos a receberem ofertas da sua empresa e encontram a solução dos seus problemas em seu negócio.

É nesse momento que vale a pena oferecer cupons de descontos, assim como promover promoções para ajudar a convencer os seguidores do seu perfil a comprarem seu negócio. A realização de ofertas exclusivas também pode ser essencial!

Por meio do Instagram é possível analisar os perfis das lojas, analisando os produtos em seu feed e o link disponível em sua loja virtual. 

Esse cadastro pode ocorrer vinculado ao Facebook. Toda essa gestão é feita pela loja da sua página dentro do Facebook do seu negócio que realiza a venda de aparelho de endoscopia

Por meio dessas redes, é possível realizar todo o processo de compra, como uma loja virtual. Esses elementos citados são feitos a partir de uma estratégia elaborada pela equipe de marketing da empresa, baseada no planejamento das ações que serão feitas. 

As vantagens da utilização do Instagram 

Existem muitas vantagens da utilização do Instagram e vale a pena analisar as métricas que existem nessa rede, assim como o acompanhamento dos resultados. 

As métricas representam uma verificação dos dados e resultados do seu negócio e devem ser analisadas para poder fazer possíveis ajustes, se forem necessários. 

Por meio das métricas, por exemplo, é possível entender o alcance de uma publicação, quantas vezes o seu post foi visualizado, quanto aumentou o número de seguidores e as impressões.

Isso é importante porque serve para demonstrar o que vem tendo visibilidade em seu negócio, assim como os clientes estão interagindo com os stories e os posts da sua empresa. 

Sua empresa também consegue entender um perfil assertivo do seu público, entendendo dados demográficos sobre localização, idade e preferências. Ainda, sua empresa consegue identificar:

  • Como ocorreu o crescimento do perfil;
  • Qual é a faixa etária do público-alvo;
  • Qual é o gênero dessas pessoas;
  • Quantas curtidas ocorreram em um determinado tempo;
  • Quais compartilhamentos ocorreram?
  • Qual é o melhor horário para realizar publicações;
  • De que cidades essas pessoas estão publicando?

Mas, afinal, isso é importante por que? Porque permite que sua empresa segmente ainda mais o seu funil de vendas, direcione sua mensagem e visualize o aumento do número de vendas.

As empresas precisam se adaptar ao avanço do ambiente digital e a criação do perfil das redes sociais e da análise desses resultados, sua empresa pode ter um bom desempenho. 

A partir das dicas que apontamos neste artigo, vale a pena criar um planejamento de marketing para o Instagram. 

Essa é uma rede bastante interessante porque capta todos os dias diversas pessoas e permite a publicação de conteúdos diversificados, sobre temas como ozonioterapia capilar preço, seja em vídeo ou foto. 

Com isso, sua empresa conseguirá captar novos clientes, realizar mais vendas e aumentar a lucratividade. Não fique de fora dos avanços e das mudanças tecnológicas.