Site para restaurante: saiba o que levar em conta para ter sucesso na criação
Site para restaurante: saiba o que levar em conta para ter sucesso na criação
Todo empresário do mercado alimentício sabe que precisa desenvolver um site para restaurante de modo a conseguir promover o seu negócio. No entanto, como criar um bom website para a sua empresa?
É claro que é bom poder explorar os mercados em Rappi e outros aplicativos de delivery, além das redes sociais. Afinal, essas plataformas são excelentes direcionadores de fluxos de clientes para a sua empresa.
Os aplicativos de delivery, por exemplo, registraram duas vezes mais faturamento desde o início do primeiro semestre de 2020. Já as redes sociais, dezenas de milhões de usuários brasileiros.
No entanto, todas essas plataformas são pertencentes a terceiros. Por isso, é essencial ter um site para restaurante de modo a ter uma presença online que pertença somente a você.
Quer saber como fazer isso? Então veja nossas dicas abaixo!
Tenha um bom domínio e servidor para o seu site para restaurante
Se você quer montar um bom site para restaurante, precisa cuidar da estrutura necessária para isso em primeiro lugar. Afinal, uma boa página é montada em cima de uma boa estrutura.
Caso o seu site não tenha um bom domínio ou um bom servidor, terá problemas significativos para se posicionar no Google e proporcionar uma boa experiência ao usuário.
Em primeiro lugar, imagine que o seu restaurante se chame Flor de Lírio. Só pelo domínio, o Google não consegue entender que se trata de um restaurante e você perderá algumas posições nisso.
Além disso, se o seu servidor for ruim, o usuário terá de esperar muito tempo para carregar as informações que precisa, o site pode ficar fora do ar ou ter outros problemas. A consequência disso é que você será punido no Google.
Portanto, comece reservando um bom domínio nos sites oficiais para isso. Idealmente, use palavras como “restaurante”, “churrascaria” ou “pizzaria” no domínio, caso o seu nome não seja específico da sua marca.
Além disso, contrate um bom plano de hospedagem, capaz de proporcionar uma experiência suave para a quantidade de fluxo que você pretende receber online no seu site.
Use um tema otimizado ou contrate um bom time de desenvolvedores
Quando você for montar o seu site, depois de já ter um domínio e servidor configurados, uma opção é a de usar um tema de WordPress ou de qualquer outro CMS que você esteja usando.
No entanto, é essencial que esse tema não seja dos gratuitos que você vê na Internet e em anúncios no YouTube. Você provavelmente deve conhecer vários exemplos disso.
O problema desses temas é que eles não são otimizados para garantir ao seu site uma boa posição no Google. Os que são costumam ser pagos.
Portanto, o ideal é procurar por um tema otimizado, que pode custar algumas centenas de reais, ou contratar um time para fazer um site bem montado, com otimizações e o código limpo.
Capriche no cuidado com o SEO on-page do seu conteúdo
Com o site pronto, o próximo passo é fazer uma auditoria de SEO para poder deixar o conteúdo customizado para o Google.
O buscador tem recebe mais de 100 bilhões de pedidos de pesquisas mensais, com grande parte disso sendo de brasileiros. Inclusive, o próprio Google já afirmou que boa parte das buscas que recebe são de pessoas nos chamados “micro-momentos”.
Esses micro-momentos são descritos pelo Google como processos de venda diminutos, que duram cerca de 10 minutos, talvez menos do que isso. O objetivo do usuário que engaja em um micro-momento é ter uma resposta rápida e fazer uma compra.
No caso de restaurantes, o usuário busca por o que comer perto dele ou em alguma opção de delivery. Portanto, ele faz buscas como “pizzaria”, “churrascaria” ou “combo lanche + batata-frita”, algo do tipo.
Portanto, é importante preparar o seu site para ser bem recomendado nesse tipo de buscas. A isso, dá-se o nome de SEO (ou Search Engine Optimization).
Será essencial determinar algumas palavras-chave para aparecerem com destaque no seu site, no seu cardápio e muito mais. Além disso, essas palavras precisarão estar bem posicionadas, além de uma série de outros cuidados para que o Google recomende o seu site com frequência.
Invista no SEO off-page também para ter um bom posicionamento
Além do SEO on-page, que é aquele em feito no seu próprio site, é necessário montar estratégias de SEO off-page também. No caso, estamos falando de obter links de valor para o seu site, além de construir uma autoridade ao redor da sua marca.
Para isso, é essencial estabelecer estratégias e parcerias com outros sites para receber os links de valor que seu site precisa para se destacar. É importante que esses links sejam coerentes e regionais, por exemplo, de supermercados, imprensa e outros agentes alimentícios da sua cidade ou região. Isso ajudará o Google a aumentar ainda mais a sua autoridade nos resultados de buscas.
E aí, aprendeu o que é importante na hora de montar um site para restaurante? Com essas dicas, você conseguirá ter um site que gerará resultados reais para a sua empresa e não apenas será uma página institucional tediosa.
Mais importante do que criar um site, é melhorar o posicionamento no Google, para isso, contrate uma agência.
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