Entenda como Startups utilizam marketing digital ao seu favor

Entenda como Startups utilizam marketing digital ao seu favor

Até hoje, não existe uma definição ou uma tradução adequada para o termo “Startups”. Entretanto, é certo que esse termo permeia o mundo dos negócios de uma maneira como nunca visto antes.

A cada ano que passa o modelo empresarial e de negócios se modifica, visando se adaptar às novas tendências, tecnologias e exigências do mercado. Essa adaptação é fundamental para o desenvolvimento das empresas no mercado empresarial.

Nos últimos anos, o crescimento dessas empresas já estabelecidas, e também das Startups, que explicaremos o que são, está muito atrelado ao marketing digital, ou seja, a nova maneira de se fazer marketing, saíndo do mundo “ao vivo” e indo para o digital.

Entretanto, de que maneira essas empresas, especialmente as Startups, utilizam o marketing digital a seu favor para esse crescimento? Quais são as estratégias? 

Você sabe quais são as vantagens de ter um plano de marketing digital eficiente e bem trabalhado para que Startups possam crescer? Bom, é isso que veremos no artigo a seguir.

O que são Startups?

Para começar, é fundamental entender o que são as Startups e como elas estão presentes no cenário atual. 

Bom, começar um novo negócio parece ser uma tarefa muito difícil. É preciso pensar em muita coisa, ter ideias do que vender ou qual serviço oferecer, local de trabalho, estratégias para divulgação, como conseguir clientes, entre outras coisas.

Sim, não é uma tarefa fácil e nem é para qualquer um. Porém, é justamente nesse campo que o conceito de Startup surgiu. 

De modo geral, mesmo que não haja uma definição concreta e uma tradução exata para esse termo, uma Startup pode ser considerada uma empresa emergente, nova, que vislumbra grandes possibilidades no futuro.

Esse é um conceito novo, que ganhou força com o avanço tecnológico e principalmente com a expansão dos meios digitais. 

Justamente por conta das possibilidades que o meio digital apresenta, muitas empresas que se englobam nesse conceito de Startup surgiram nos últimos anos e seguem surgindo.

O que é Marketing digital?

O marketing digital é tão importante para o crescimento das empresas, especialmente das startups, assim como a busca por cursos de especialização, como o de gestão de recursos humanos presencial, ambos são determinantes dentro do marketing digital.

De maneira geral, o marketing digital funciona da mesma forma que o marketing tradicional. Entretanto, ao invés de ser voltado para o off line, o marketing digital tem como sua principal fonte de alimentação a internet e os meios digitais. 

Essa ideia surgiu, inclusive, juntamente com a internet, por volta dos anos 90. Entretanto, o boom e crescimento das estratégias do marketing digital passaram a ser evidentes a partir dos anos 2000, quando a internet realmente mostrou a sua força e se estabeleceu.

No começo, as estratégias de marketing digital eram focadas essencialmente em sites e lojas digitais. 

Entretanto, o desenvolvimento de outras plataformas, como ferramentas de anúncios, vendas de cursos, como o de gestão hospitalar e, essencialmente, o crescimento desenfreado das redes sociais, tornaram esse campo muito mais vasto.

Dessa forma, atualmente podemos definir o marketing digital como o conceitos de estratégias que as empresas possuem, incluindo as startups, para:

  • Divulgação;
  • Desenvolvimento;
  • Crescimento;
  • Aumento das vendas;
  • Atingir o público alvo;
  • Desenvolvimento da identidade da marca;
  • Outros.

Principais estratégias de marketing digital

Como dissemos, esse conceito está em alta. Basta você entrar na internet, seja em sites de pesquisa ou redes sociais, que você rapidamente verá as empresas utilizando o marketing digital ao seu favor.

Por exemplo, quando uma pessoa ou corporação está vendendo um curso de curso gestão de pessoas ead e faz com que o anúncio chegue até o máximo de pessoas possíveis.

Dessa forma, o marketing digital é um campo extremamente vasto, que pode envolver uma série de estratégias, dependendo da necessidade de cada empresa e dos clientes que ela possui. 

Existem 3 pontos básicos para que as estratégias de marketing digital tenham sucesso: o tráfego atingido pelas estratégias, ou seja, a movimentação atingida pelas ideias aplicadas, seja em sites ou redes sociais.

O segundo é o engajamento, que trata-se da interação que os clientes possuem com a empresa nas plataformas digitais, e por último, a conversão, que é o resultado final, ou seja, quando as ideias se transformam em vendas.

Para atingir esses caminhos, as empresas, essencialmente as startups, que necessitam totalmente dessas ideias para alavancarem suas vendas, precisam saber como atingir os clientes e possíveis clientes. 

Nesse sentido, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para atingir o resultado desejado, como por exemplo quando uma empresa está em busca de vender seu curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia

A criação de sites, blogs, e utilização das redes sociais de maneira ativa, por exemplo, funcionam muito bem e são essenciais.

As redes sociais, por exemplo, são essenciais nos dias atuais, não apenas por quem deseja manter-se informado, mas também por aqueles que querem aumentar seus resultados.

Possuindo bilhões de usuários ativos, redes sociais como Facebook e Instagram deixaram de ser um meio de interação social e se tornaram um campo vasto de possibilidades para as empresas aplicarem o marketing digital para converter clientes em leads.

Através do uso das redes sociais, por exemplo, as empresas conseguem divulgar seus produtos, interagir com os usuários, dar o feedback necessário, anunciar produtos, entre outras ideias fundamentais. 

SEO

Outro modelo de estratégia que precisa ser mencionado quando falamos em redes sociais, são as estratégias de SEO (Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). 

As estratégias de SEO tem como foco principal fazer com que os conteúdos publicados e desenvolvidos por uma empresa atinjam as primeiras posições das páginas de pesquisa da internet.

Como isso funciona? Bom, através de uma série de estratégias específicas de produção, desenvolvidas pela equipe de Marketing de Conteúdo, a empresa divulga seus conteúdos e produtos de maneira orgânica. 

Com isso, sempre que um cliente realizar uma busca na internet, como curso gestão de pessoas, o que é, a ideia é que os conteúdos publicados pela sua empresa, que utilizou as estratégias de SEO, esteja nos primeiros tópicos de pesquisa. 

Dessa maneira, as chances do usuário acessar o seu conteúdo aumentam consideravelmente.

Importância do marketing digital

Sabendo um pouco mais sobre algumas estratégias de Marketing Digital, como uso das redes sociais, criação de sites e blogs e aplicação de estratégias de SEO, você deve estar se perguntando o por que isso pode ser tão importante para as Startups.

Bom, atualmente o mercado está totalmente congestionado. É muito difícil encontrar empresas que desenvolvam algo inovador, diferente do que outras empresas já produzem. 

Se a sua Startup estiver tentando vender, por exemplo, um curso gestão de startups, certamente você encontrará concorrentes que oferecem o mesmo tipo de serviço que o seu.

Naturalmente, para que você se destaque nesse mercado você precisa criar algo de qualidade, que supere os seus concorrentes. Entretanto, nem sempre isso é possível, e você encontrará dificuldade em bater uma empresa que já está estabelecida no mercado.

É justamente nessa dificuldade que o marketing digital pode fazer a diferença dentro do seu negócio. 

Mesmo que você esteja tentando vender, por exemplo, uma pos em gestão hospitalar ead e encontre uma série de empresas que estão oferecendo o mesmo tipo de serviço e curso, a diferença nos resultados pode estar na divulgação e no alcance.

Muitas Startups estão se desenvolvendo e crescendo justamente por possuírem estratégias de marketing digital bem definidas e que conseguem atingir um público maior do que outras.

Assim como era antigamente com o marketing offline, onde as empresas disponibilizavam outdoors nas ruas, o marketing digital permite que as empresas disponibilizem esses anúncios nas plataformas digitais, onde todos estão acessando simultaneamente.

Caso você consiga estabelecer estratégias de qualidade, com profissionais renomados no mercado, você certamente aumentará as chances de atingir o seu público, aumentando suas chances de conseguir novos clientes e, consequentemente, seu faturamento. 

Treinamentos

Para finalizar, vale destacar a necessidade que existe das empresas efetuarem um bom treinamento com a sua equipe para desenvolver as melhores estratégias de marketing digital possíveis.

Sabendo que essa é uma área que pode fazer a diferença no futuro, é fundamental que as Startups invistam nisso e desenvolvam uma equipe preparada para trabalhar com as melhores ideias e estratégias do mercado, ajudando no alavancamento das vendas. 

Para isso, é interessante disponibilizar cursos e treinar na prática as equipes. Dessa maneira, os profissionais entenderão que esse é um serviço fundamental para o crescimento da empresa. 

Entendendo que um curso de gestão de recursos humanos quantos anos pode fazer a diferença para o sucesso, os profissionais naturalmente trabalharão de maneira mais ativa, visando sempre o aprimoramento. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.