Estratégia de marketing para a copa do mundo 2022: como não violar as regras da FIFA?

Estratégia de marketing para a copa do mundo 2022: como não violar as regras da FIFA?

Estratégia de marketing para a Copa do Mundo é fundamental entender para não violar as regras da FIFA e ser penalizado!

Afinal, é um período que movimenta intensamente o ufanismo e patriotismo, mas para que esse evento ocorra nos conformes existem regras que devem ser seguidas para as publicações. 

E uma das principais preocupações é quanto a criação de ações e conteúdos que se aproveitam dessa competição mundial.

Por isso, este artigo vem com diversas informações para orientar como montar uma estratégia de Marketing do zero sem pecar nas regras da FIFA. Acompanhe o nosso conteúdo!

Principais elementos que detêm a proteção da FIFA

Antes mesmo de se pensar na criação de uma campanha do zero com foco na Copa do Mundo, saiba o que você não pode fazer em nenhuma hipótese.

Para isso, é importante citar que a FIFA protege alguns símbolos, nomes, fontes e até mesmo elementos famosos nos jogos.

O uso deles podem ser feitos somente por patrocinadores oficiais dos jogos ou a própria Federação em finalidades comerciais.  Saiba a seguir quais são eles:

  • “FIFA”;
  • “2022”;
  • “Qatar 2022” ou “Catar 2022”
  • “Copa do Mundo FIFA Catar 2022”;
  • “Copa do Mundo 2022” ou “Copa do Mundo”;
  • “Mundial” ou “Copa Mundial”;
  • imagem do troféu oficial;
  • Poster, slogan ou emblema oficial;;
  • Fonte oficial do evento;
  • Logos e marcas da FIFA;
  • Imagem oficial do mascote ou o seu nome;

Restrições estabelecidas pela CBF

A CBF incluiu restrições ao emblema da seleção, até mesmo a expressão “seleção brasileira” e os modelos de camisa que vendem muito em épocas de copa.

As URLs e hashtags também devem evitar o uso desses termos.

Somente os termos “Seleção” e “Copa” podem ser usados para fins de campanhas. 

Contrua a estratégia de marketing para a Copa do Mundo: Use a imaginação e criatividade

Mesmo diante de tantas restrições é possível usar o seu negócio no Instagram com estratégias do funil de vendas.

E para ajudar você nessa etapa, separamos algumas dicas que podem ajudar a sua campanha do zero na produção sem perigos de impedimento.

Dica 1 para estratégia de marketing para a Copa do Mundo: Trabalhe as cores da seleção

Uma das melhores estratégias de marketing para a copa é utilizar as cores e entrar no clima dessa competição mundial através das cores oficiais do evento.

Seja na Home do seu app ou site, nas suas redes sociais, Instagram e até mesmo nos materiais da sua promoção.

Esteja atento somente para não fugir da sua identidade visual ao usar essa estratégia e perder a comunicação com a sua marca.

estratégia de marketing para a Copa do Mundo: cores e elementos

Dica 2 para estratégia de marketing para a Copa do Mundo: Aproveite elementos de futebol nas suas postagens

Uma estratégia de marketing para a Copa do Mundo que nunca falha é usar e abusar dos elementos que remetem ao futebol.

imagem de torcedores com bandeiras, elementos gráficos de estratégia de marketing para a Copa do Mundo
Torcedores e bandeiras

Por isso, trabalhe em cima de postagens com chuteiras, gramado, traves e apitos em seu site,   ou até mesmo em banners para as suas redes sociais.

Dica 3 para estratégia de marketing para a Copa do Mundo: Esteja por dentro dos termos mais usados no marketing

Existem estratégias de marketing para a copa do mundo importantes no uso da palavra dentro marketing, e é claro que você sabe disso.

Os textos publicitários costumam abordar uma lista dos principais que são:

  • aumentar o placar;
  • como driblar;
  • torcer;
  • marcar um gol;

Por isso, deixe a sua criatividade criar asas e mostre o seu potencial nas legendas, posts, artigos e títulos a irem para o ar.

Dica 4 para estratégia de marketing para a Copa do Mundo: Trabalhe com as demais seleções

Sabemos que a copa é um evento de vários países, assim são muitas seleções em jogo que estão em busca do grande troféu.

Assim, para não errar na hora de trabalhar a sua campanha publicitária, existem detalhes importantes que podem marcar uns pontinhos a mais.

O assunto é o mesmo quando a Copa entra somente como uma decoração ou tema para a loja que engajar o seu conteúdo e aumentar as vendas.

Usar temas de outros participantes (seleções), sejam bandeirinhas, camisas ou somente cores é uma estratégia incrível. 

Principalmente quando se trata de um negócio local, pois são ambientes onde os clientes tendem a abraçar melhor essas ideias trazendo resultados positivos no uso da estratégia.

Os materiais interativos são indicados como estratégia de marketing para a Copa do Mundo?

É claro que sim, e eles se encaixam como dicas infalíveis ou dicas de ouro.

Como a Copa do Mundo é mais um exemplo de campanha sazonal, os materiais interativos costumam trazer ótimos resultados.

E quando o assunto é copa, não dá para negar que existem infinitas opções de trabalhar essas experiências com o seu público.

A seguir, elencamos algumas dicas de tema de produção interativa para o seu público

Jogos interativos

Perfeito para campanhas sazonais, e é claro que na campanha do maior jogo do mundo, eles não poderiam ficar de lado. Essa é uma das melhores maneiras de trazer os torcedores e até mesmo quem não entende nada de futebol para o seu funil.

Quizzes com curiosidades

Além de reter a presença do leitor na sua página, essa é uma forma de fazer com que a interação dele seja educativa.

Deste modo, vale ressaltar que as chances de que ele compartilhe o link com amigos para também participar são altas. 

Por isso, tire um tempinho e realize uma pesquisa para elaborar um material completo que atraia a atenção do seu público.

Páginas de produtos selecionada para torcedores

As páginas de produtos selecionadas para torcedores são fundamentais para quem trabalha com venda de produtos.

E nesse tipo de material interativo dá para usar a dica de trabalhar com outras seleções de mais relevância para a sua persona.

O principal é usar a criatividade assim como nas demais opções que citamos anteriormente.

Afinal, não somente você, mas milhares de pessoas estarão trabalhando alguma estratégia de marketing para a Copa do Mundo.

Por isso, deixamos a última dica aqui, fuja de replicar a página do seu concorrente ou usar a mesma ideia sem originalidade.

Além de perder a relevância, você pode fugir da sua persona e perder parte do seu público. Sendo assim, trabalhe a sua própria estratégia.

Conclusão

Portanto, o ponto principal de qualquer campanha na fase de criação é saber como atrair e ser útil para a sua persona.

Dito isso, trabalhe sem pecar nos pontos que a FIFA já divulgou e transforme o seu funil de vendas no melhor conversor de faturamento.

Gostou deste conteúdo? Entre em contato com nossa equipe e tenha as campanhas estruturadas com as melhores estratégias de marketing para a copa 2022!

Boa copa do mundo para nós.